Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@planilhasdeobra.com

Pesquisar no blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pedreiro abandonou a obra - Dicas para pedreiros

Novamente um imprevisto ocorreu, tinhamos contratato o Sr. Marcos para fazer  reboco do muro e colocação de revestimentos em pedra, segundo ele 3 semanas de trabalho.
No entando 3 dias depois ele me informou que tinha outro trabalho (maior e mais importante) e só iria terminar o reboco do muro e o restante iria fazer no final de semana.

Chegou o final de semana, o mesmo ligou dizendo que não viria mais, e queria receber o que lhe era devido. Assim o fiz, paguei o valor devido.

Existem ótimos profissionais em todas as áreas e péssimos também, com pedreiro não poderia ser diferente, então se você é pedreiro, vou contribuir com algumas dicas que poderão lhe ajudar.
  1. Nunca abandonar uma obra, pois isso poderá ter consequências negativas, são elas:
    • Contratante poderá informar para muitas outras pessoas/empresas da sua atitude;
    • Contratante poderá informar divulgar em algum site ou blog da sua atitude;
    • Você poderá precisar fazer novos trabalhos e abandono não demonstra seriedade ou profissionalismo;
    • Ônus contratuais (quando firmado).
  2. Sempre que assumir um compromisso vá até o fim, caso realmente não possa realizar o trabalho nem o inicie, ou então tente negociar outro momento para realização do trabalho, nunca tente inventar desculpas, seja lá qual for, pois se isso ocorrer, poderás ter problemas de referência do seu trabalho;
  3. Executar o trabalho sempre com qualidade, se solicitado a fazer um trabalho e não tiver experiência neste tipo de trabalho, não o faça, e comunique o cliente, seja verdadeiro, pois caso você executar o trabalho com imperfeição, você terá  as seguintes opções:
    • Refazer o trabalho, mínimo que se espera;
    • Refazer o trabalho e pagar o material, demonstra sua seriedade como profissional;
    • Ser despedido, e certamente suas referências como profissional serão negativas;
    • Abandonar a obra, e certamente suas referências como profissional serão muito negativas;
    • Nada ocorrer, mas certamente suas referências como profissional serão negativas;
  4. Executar um trabalho conforme combinado, Sempre faça o trabalho conforme foi combinado, mesmo que você não esteja 100% de acordo, discuta antes com o cliente, e quando questionado porque você fez diferente do que foi combinado, informe a verdade, não tente inventar desculpas como: era melhor assim..., vai durar mais..., vai funcionar ainda melhor....;Achei que ficaria melhor... Isso leva a crer que você só sabia fazer daquela maneira, ou só fez assim porque era mais facil; e não o melhor;
  5. Seja pontual ao passar orçamento, quando solicitado para fazer um orçamento para um possivel futuro cliente, seja pontual e sempre fale a  verdade,  quando dizer que vai passar  orçamento dentro de 2 dias, assim o faça, pois se você ligar depois do prazo combinado e dar desculpas como abaixo, ficará dificil de acreditar em seu profissionalismo;
    • Não pude passar antes pois não tive tempo;
    • Perdi o teu telefone;
    • Não tinha área (no telefone) onde eu estava trabalhando;
    • Mesmo iria te ligar;
  6. Evitar falar mal do trabalho de outros pedreiros, habitualmente uma das primeiras coisas que alguns pedreiros fazem é falar mal do trabalho do último pedreiro que passou na sua obra, ou até mesmo citar falhas que os outros cometem, enfatizando que você sabe como fazer as coisas corretamente; Mesmo que o trabalho de outro pedreiro foi mal executado (isso é muito comum ocorrer) não "detone" o outro profissional, pois isso pode causar má impressão, e muitas veses é motivo para não contratar você, fale somente o necessário, evite falar:
    • Que coisa mal feita aquilo heim?.....
    • Ele deveria ter usado menos cal...
    • O recobo deveria ter sido mais....
    • O contrapiso está muito mal feito...
    • Eu não faço desta maneira....
  7. infinito...

3 comentários:

  1. A pior coisa que existe é a falta de compromisso mesmo, complicado.

    Abraço,
    http://nossacasa2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Poxa q coisa chata!

    Ainda não comecei a minha obra, mas já estou me preparando psicologicamente para esse tipo de coisa!

    Boa sorte, amigos!

    http://casinhadepobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente é complicado a falta de comprometimento .

    ResponderExcluir