Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@planilhasdeobra.com

Pesquisar no blog

sábado, 19 de maio de 2012

Chaminé da Churrasqueira instalado

Aposto que poucos sabem a importância de um chaminé de uma churrasqueira, como nós, pois aqui em casa não tinhamos um chaminé (pois a churrasqueira está ainda incompleta) até alguns dias atrás, e a cada churrasco era a casa inteira com fumaça alêm do cheiro.
Tempos de fumaça e cheiro acabaram e o chaminé foi instalado (já que a nossa churrasqueira está dentro da casa). Algumas dicas que foram retiradas de http://www.redetec.org.br, Click Aqui que considero importantissimo:

  • A câmara de vácuo, com formato afunilado e a inclinação das paredes da frente e de trás que começam em alturas diferentes, tem a função de conduzir a fumaça ao destino certo. A câmara de vácuo precisa ter cubagem maior ou igual a da caixa de fogo. Um redirecionador de fluxo de ar é indispensável para assegurar o bom funcionamento, porque faz retroceder a corrente de ar descendente, ou seja, ele remete para cima o ar frio que desce pela abertura superior da chaminé. Outra função da câmara de vácuo é de armazenar o gás carbônico até que a troca de ar frio para quente, no interior do duto, seja concluída e o fluxo normalizado.
  • O chapéu da chaminé é sempre maior que o perímetro externo do duto, para derramar as águas fora das paredes de elevação. Para auxiliar na contenção do vento que eventualmente resolva descer pela chaminé, há a possibilidade de colocar uma chapa, de contenção, ao redor do duto e do chapéu, lembrando de deixar certo afastamento entre os mesmos. Esse terminal também é chamado de “H” cuja grande vantagem é o aproveitamento dos ventos; quando os ventos são descendentes, induzem os gases a sair pelas partes inferiores do “H” e, quando ascendentes, favorecem a descarga dos gases pelas partes superiores do “H”.












Segundo pessoas que dizem ser especialistas em churrasqueiras por aqui, a maneira acima é a melhor e mais garantida para não ter problemas com fumaça, ou seja não entrar vento na chaminé e ter uma câmera de vácuo são primordiais.

O esquema abaixo (logo acima da boca da churrasqueira) é remediar o problema da fumaça (geralmente funciona), vejam:


5 comentários:

  1. Estou pensando em fazer uma churrasqueira desta mesma forma, gostaria de saber onde comprou a chaminé?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. A churrasqueira la em casa terá que ter a inclinação de tras para frente (inverso da imagem apresenta), ou seja, a minha terá q ser reta na frente e inclina a atras. Isso vai fazer a fumaça voltar !?

    ResponderExcluir
  3. Boa pergunta, quero fazer uma churrasqueira na minha garagem e preciso fazer assim tbm, pois se ficar reta atrás vai bater na viga da garagem, será que a fumaça volta se fizer com a frente reta?

    ResponderExcluir
  4. Boa pergunta, quero fazer uma churrasqueira na minha garagem e preciso fazer assim tbm, pois se ficar reta atrás vai bater na viga da garagem, será que a fumaça volta se fizer com a frente reta?

    ResponderExcluir