Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@planilhasdeobra.com

Pesquisar no blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

Medição dos cômodos - Antes da aprovação do Anteprojeto

Hoje, Domingo fizemos as medições simuladas da nossa futura casa.

Consideramos ser o passo mais importante para aprovação do Anteprojeto, pois como saber se os cômodos projetados pelo Arquiteto tem os tamanhos que você gostaria?

Depois do Anteprojeto aprovado(pior aida sería quando a casa estiver com paredes levantadas), descobrir que um cômodo é maior ou menor que você esperava pode ser tarde demais, então eu e minha esposa simulamos o tamanho de cada um dos cômodos.

Alguêm pode dizer algo como:

...Besteira fazer isso, o Arquiteto já sabe as medidas padrões e vai deixar no tamanho correto conforme espectativa.
Eu digo, qual padrão Arquiteto usou? o seu ou o dele?

...O Arquiteto é pago pra fazer isso, então certamente vai fazer o melhor.
Eu digo: pago pra fazer o que? ele quer deixar você satisfeito, certo? e se você ainda não sabe que não está satisfeito com os tamanhos?

Portando seguindo algumas dicas de algumas pessoas, fizemos o seguinte:
Pegamos o Anteprojeto com suas medidas internas e alguns 'sarafos' (fornecidos pelo meu Pai) de aproximadamente 1m e começamos marcar no chão com o tamanho da cada um dos cômodos projetados,
montando e desmontando... Mas é muito importante para uma melhor noção de tamanho sempre usar ao menos duas paredes da casa onde estiver morando, pois essas paredes irão dar uma noção melhor dos tamanhos.
É necessário também ter uma noção dos móveis que irão em cada cômodo...

Fazendo isso nós tivemos ao menos uma idéia, lógico que estas demarcações não nos darão uma idéia real, pois não tem 4 paredes reais, mas evitará uma possivel frustração quando a casa já estiver com as paredes levantadas.

Resultado: Achamos alguns cômodos pequenos, e solicitamos alguns pequenos ajustes para o arquiteto.

Abraço.

5 comentários:

  1. Nossa mais este blog esta ficando melhor que a encomenda....parabéns!

    Lissiana

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o Blog eu e minha esposa estamos pensando em construir e já vimos q será muito útil para nós parabéns pessoal

    ResponderExcluir
  3. É verdade muitas pessoas Nao tem nocao de medidas, e confiar no arquiteto é um suicidio. Nem sempre um profissional laureato sabe fazer bem seu papel. Na minha casa mandei o arquiteto embora e terminamos sozinhos.

    ResponderExcluir
  4. É verdade muitas pessoas Nao tem nocao de medidas, e confiar no arquiteto é um suicidio. Nem sempre um profissional laureato sabe fazer bem seu papel. Na minha casa mandei o arquiteto embora e terminamos sozinhos.

    ResponderExcluir