Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e orçamentos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@nossacasanosite.com

Pesquisar no blog

Carregando...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dicas para instalar Split

Uma e nossas preocupações é a climatização, pois queremos Split e não condicionar de Janela. Abaixo um artigo muito bom escrito por "climatrix" do forum ecivilnet.


"Climatrix":
Vou tentar deixar aqui algumas dicas importantes com relação a instalação de equipamentos tipo Split.
O primeiro passo consiste em determinar o equipamento correto, para isso solicite uma visita técnica para dimensionamento correto do ambiente, em nosso site existe um dimensionador virtual, que poderá auxiliá-lo.

Feito isto partiremos para outros pontos de suma importância:

Local de fixação do evaporador ( Unidade Interna)

Procure um local aonde ele fique voltado para a face maior do ambiente de preferência no centro, fazendo com que o ar circule na melhor maneira possível.
(ex: em um ambiente de 3m X 4 m procure colocar o evaporador no centro da parede de 3m)

Em um ambiente entre 2.70 e 3.0 m de pé direito, procure deixar o evaporador por volta de 15 cm do teto , nunca o deixe com menos de 5 cm, pois prejudica o rendimento e fica horrível para fixação, tenha dó do instalador, rsrs

Procure manter o evaporador longe de fontes de calor, como lâmpadas, etc.

Procure também não instalá-los sob equipamentos eletroeletrônicos, pois sempre existe o risco de pingar água e danificar o equipamento.

Sistema de drenagem:
O dreno normalmente fica localizado na parte inferior do equipamento em uma das laterais, normalmente faço a conexão do dreno pelo lado direito , deixando assim o lado esquerdo para conexão das tubulações.
A Água do dreno desce por gravidade , com exceção do modelo cassete todos os outros splits não possuem bomba de drenagem.
Jamais conecte seu dreno em rede de esgotos, procure água pluvial, o dreno consegue trazer pra dentro do ambiente todo o cheiro do local aonde ele foi conectado, em ultimo caso coloque um sifão.

Conexões da tubulações
Este é um ponto que é de extrema importância, pois uma flange mal feita, pode ocasionar a perda de gás , e trazer grandes transtornos para reposição deste gás e o equipamento quando roda sem gás, pode até queimar o compressor.
Na flange use apenas graxa , pois metal adere com metal através de graxa, nunca use veda rosca ou super bonder.

Testes de vazamentos
Quando a tubulação de cobre não leva solda é dispensável a utilização de nitrogênio para saber se há vazamentos, eu em 20 anos nunca vi uma tubulação de cobre vir furada de fábrica, porem se tiver solda e esta for ficar embutida ou sobre o forro , solicite ao instalador pressurizar o sistema com nitrogênio e retornar no dia seguinte para medir a pressão.


Vácuo
Este tal de vácuo de nada interfere no inicio do funcionamento da maquina, mesmo que ele não faça um vácuo no ato da instalação a mesma ira funcionar, ele até vai te convencer que vácuo é besteira, que se ele expurgar a linha o resultado é o mesmo, não acredite nisso, um bom vácuo é de extrema importância para a vida útil da maquina, e pra render tudo aquilo que ela promete.

Colocação do condensador ( unidade externa)
A mesma foi projetada para trabalhar ao ar livre , quanto mais ar ela tiver melhor , assegure-se que o suporte do mesmo esta bem fixado, se necessário vare a parede de lado a lado e fixe por dentro do ambiente, principalmente se este representar um perigo se cair. Afinal você também é responsável pelos serviços executados por qualquer empresa dentro de sua casa / apto.
Nunca peça ao instalador que ele pendure o equipamento abaixo de sua janela , fica ruim para manutenção futura e existe risco na colocação dos suporte e do condensador , um deslize pode ser fatal.

Fonte: http://forum.ecivilnet.com/about6026.html
           http://www.climatrix.com.br/

Um comentário:

  1. Muito boas referências essas dicas da instalação, até mesmo pra gente fiscalizar o instalador. Vou guardá-la. Na minha obra a firma que vai instalar vai visitar quando estiver mais ou menos na fase do chapisco. Eles fazem toda a pré-instalação (dutos, drenos, elétrica) e depois na hora de instalar só se paga uma pequena taxa.

    ResponderExcluir