Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@nossacasanosite.com

Pesquisar no blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Design de Interiores, sim ou não?

Últimas semanas estávamos decidindo sobre a contratação de um profissional para fazer o design de interiores da nossa casa. Realizamos então algumas sondagens pela nossa cidade e verificamos que há vários profissionais que fazem este trabalho, e o preço é bastante variável pois depende de uma série de fatores.

Vale a pena? Esta foi a primeira pergunta que tivemos que nos fazer. A resposta foi: Sim, acreditamos que vale a pena.


Veja abaixo alguns dos fatores que nos levaram a decisão da contratação:
  1. Dentro do orçamento? Algumas pesquisas nos mostraram que depende do profissional pesquisado o valor cobrado é altíssimo fora do orçamento.
  2. Ambiente harmônico e prático? Contratamos algum tempo atrás (veja alguns posts atrás) móveis sob medida para um Banheiro e um Lavabo e gostamos do resultado final, no entanto chegamos a conclusão que algumas coisas poderiam ter sido feitas diferentes (mais prático e harmônico) e ainda falta um toque final, qual? ainda temos que descobrir.
  3. Conclusão por etapas: Nosso orçamento não nos permite concluir tudo de uma vez, sendo assim temos que contratar móveis sob medida por cômodo, onde a empresa (de móveis sob medida) precisa construir o projeto, realizar deslocamentos e  instalações várias vezes, algo que certamente deve ser custar mais caro, que fazer tudo diretamente com o marceneiro.
  4. Pensar no ambiente como um todo: Cada profissional contratado pensa somente no seu trabalho, ou seja o marceneiro pensa somente em seu móvel, e não nos detalhes estéticos e práticos, algo que já verificamos em alguns orçamentos de móveis que mandamos fazer. O pintor sabe pintar e não tem ideias sobre combinações de cores e texturas. O gesseiro tem suas ideias prontas e muitas vezes sem harmonia, a eletricista instala a luminária onde você mandar.
  5. Combinação total: Como descrevi no item 4, quem está pensando no ambiente como um todo? móveis, cadeiras, sofá, bancada, gesso, iluminação, cortinas, texturas da parede, decoração, estofamento? Logicamente é eu e cada um dos profissionais. E quem disse que eu (dono da casa) tenho noção de harmonia, praticidade, cores, tipos de materiais, decorações que melhor combinam?
  6. O barato nos saiu caro: Antes de qualquer projeto de interiores, já decidimos que vamos modificar e remover algumas coisas no gesso, tomadas e iluminação, e certamente teremos mais coisas a modificar caso não tenhamos um profissional que nos oriente.
Como descrevi acima há muitos motivos (temos ainda mais) no qual nos levaram a contração de um profissional (Arquiteto de interiores) para fazer os projetos e acompanhamento.

O profissional contratado foi Studio Arqfiedler, alguns serviços que serão realizados em cada um dos cômodos contratados (Sala/Cozinha/Churrasqueira, Suíte Casal, Home Office, Home Theater, Área de serviço, Banheiro da Suíte Americana):
  • Projeto de interiores (mobiliário)
  • Projeto modificativo de gesso;
  • Projeto luminotécnico;
  • Projeto de paginação de paredes;
  • Projeto de mobiliário em planta, cortes e elevações com cotas para execução e especificações de materiais tais como tecidos, persianas, cortinas, tapetes, luminárias, louças e metais, Humanização em planta e 3D.