Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@planilhasdeobra.com

Pesquisar no blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Design de Interiores, sim ou não?

Últimas semanas estávamos decidindo sobre a contratação de um profissional para fazer o design de interiores da nossa casa. Realizamos então algumas sondagens pela nossa cidade e verificamos que há vários profissionais que fazem este trabalho, e o preço é bastante variável pois depende de uma série de fatores.

Vale a pena? Esta foi a primeira pergunta que tivemos que nos fazer. A resposta foi: Sim, acreditamos que vale a pena.


Veja abaixo alguns dos fatores que nos levaram a decisão da contratação:
  1. Dentro do orçamento? Algumas pesquisas nos mostraram que depende do profissional pesquisado o valor cobrado é altíssimo fora do orçamento.
  2. Ambiente harmônico e prático? Contratamos algum tempo atrás (veja alguns posts atrás) móveis sob medida para um Banheiro e um Lavabo e gostamos do resultado final, no entanto chegamos a conclusão que algumas coisas poderiam ter sido feitas diferentes (mais prático e harmônico) e ainda falta um toque final, qual? ainda temos que descobrir.
  3. Conclusão por etapas: Nosso orçamento não nos permite concluir tudo de uma vez, sendo assim temos que contratar móveis sob medida por cômodo, onde a empresa (de móveis sob medida) precisa construir o projeto, realizar deslocamentos e  instalações várias vezes, algo que certamente deve ser custar mais caro, que fazer tudo diretamente com o marceneiro.
  4. Pensar no ambiente como um todo: Cada profissional contratado pensa somente no seu trabalho, ou seja o marceneiro pensa somente em seu móvel, e não nos detalhes estéticos e práticos, algo que já verificamos em alguns orçamentos de móveis que mandamos fazer. O pintor sabe pintar e não tem ideias sobre combinações de cores e texturas. O gesseiro tem suas ideias prontas e muitas vezes sem harmonia, a eletricista instala a luminária onde você mandar.
  5. Combinação total: Como descrevi no item 4, quem está pensando no ambiente como um todo? móveis, cadeiras, sofá, bancada, gesso, iluminação, cortinas, texturas da parede, decoração, estofamento? Logicamente é eu e cada um dos profissionais. E quem disse que eu (dono da casa) tenho noção de harmonia, praticidade, cores, tipos de materiais, decorações que melhor combinam?
  6. O barato nos saiu caro: Antes de qualquer projeto de interiores, já decidimos que vamos modificar e remover algumas coisas no gesso, tomadas e iluminação, e certamente teremos mais coisas a modificar caso não tenhamos um profissional que nos oriente.
Como descrevi acima há muitos motivos (temos ainda mais) no qual nos levaram a contração de um profissional (Arquiteto de interiores) para fazer os projetos e acompanhamento.

O profissional contratado foi Studio Arqfiedler, alguns serviços que serão realizados em cada um dos cômodos contratados (Sala/Cozinha/Churrasqueira, Suíte Casal, Home Office, Home Theater, Área de serviço, Banheiro da Suíte Americana):
  • Projeto de interiores (mobiliário)
  • Projeto modificativo de gesso;
  • Projeto luminotécnico;
  • Projeto de paginação de paredes;
  • Projeto de mobiliário em planta, cortes e elevações com cotas para execução e especificações de materiais tais como tecidos, persianas, cortinas, tapetes, luminárias, louças e metais, Humanização em planta e 3D.


9 comentários:

  1. Se a grana der,é um ótimo investimento no Lar.
    Bjs
    casadolaguna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É bem complicado pensar em tudo ao mesmo tempo, tarefa nada simples, se estiver dentro do orçamento vale a pena mesmo, sempre é bom contar com um profissional!!
    abraço
    http://www.curtindonossonovocantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nós arquitetos ficamos muito satisfeitos que venha se disseminando a cultura de que contratar um profissional especializado valha e pena! Contratar alguém que possa idealizar o ambiente por completo, ao contrário do que muitos pensam, que possa ser um gasto adicional com projeto, na verdade, sempre acaba por gerar várias economias. Cada dia mais buscamos praticar preços justos e condições que caibam no bolso do cliente para que todos tenham a oportunidade de uma arquitetura de qualidade com ambientes práticos, confortáveis, organizados e bonitos.
    Arq. Maiara
    StudioArqfiedler - www.facebook.com/studioarqfiedler

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Apesar de não ter nem iniciado a reforma do meu apartamento ainda, sei que essa foi uma das melhores decisões que tomei.
    Ao fazer o projeto com o arquiteto, fiquei conhecendo várias opções que nem passavam pela minha cabeça, inclusive coisas que me farão economizar. Além disso, também vou ter que fazer aos poucos, então é muito bom poder olhar pro projeto e saber como vai ficar quando estiver concluído.
    Beijos

    decorandoetal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Que site mais fofo, amei! rs.
    Eu penso da seguinte maneira, não podem subestimar ninguém, se existe tal profissão é porque ela é necessária, hehe
    Vou começar a construir minha casa essa semana, depois vai lá conhecer meu blog
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu concordo com a contratação de um designer de interiores desde que caiba no orçamento, pois harmonizar um ambiente não é nada fácil.
    Ass: Camila Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Que legal, temos a mesma duvida sobre o projeto de interiores, mas concordamos com vocês: é um projeto que deve ser feito por um profissional!

    Obrigado por compartilhar... começamos a escrever um blog sobre a nossa construção também, passa lá qualquer hora dessas!

    Abraço,
    Jussie e Líliam

    http://nuncaconstruimos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Lindoooo!! http://www.gramaspardim.com.br/

    ResponderExcluir