Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@nossacasanosite.com

Pesquisar no blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Soluções em Sistemas de Drenagem


Não importa qual seja o tipo de solo, ou qual a finalidade dele: os geotécnicos sempre encontram muitos desafios quando o problema é a drenagem, visto que na grande maioria dos tipos de solo é impossível aplicar uma impermeabilização perfeita. Para resolver esse tipo de problema, a solução, muitas vezes, é o uso do geossintético.

O geossintético atua como uma manta impermeabilizadora que, ao mesmo tempo, guia os resíduos para determinada área, afim de realizar-se ali um tratamento com essa finalidade. Afinal, é preciso controlar a migração de contaminantes do aterro sanitário para o meio ambiente, bem como confinar os resíduos onde eles foram programados para estar. Os geossintéticos também têm como função proteger as águas superficiais que rondam os aterros, bem como também evitar a poluição das águas subterrâneas e do ar.

Além de ter várias funções que podem ser vistas como positivas, os geossintéticos também apresentam vantagens como o baixo custo, fácil instalação e possibilidade de ver os resultados surgirem a curto e médio prazo, dependendo da extensão de cada área. A drenagem é uma das principais funções desse material – e ela é extremamente importante em qualquer tipo de construção, ou mesmo em terrenos abertos. Afinal, sempre que úmido, o solo se enfraquece e deixa de ser potencial para receber grandes estruturas.

Antes de escolher o melhor geossintético como solução para drenagem é preciso entender qual é a extensão e as principais peculiaridades de cada obra – uma vez que cada geossintético pode muito bem ser adaptado para cada diferente obra. Mas é sempre bom lembrar dos dois princípios importantes que são atribuídos aos geossintéticos, independentemente das áreas ou construções: impermeabilização e drenagem.

Por isso é que é extremamente importante entender o funcionamento dos geossintéticos e escolher bem a empresa fornecedora do material, bem antes de tentar aplicá-lo em qualquer um dos inúmeros tipos de solo.


Artigo escrito com a colaboração do site Geofoco (http://geofoco.com.br)