Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@nossacasanosite.com

Pesquisar no blog

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Controle de Obras - Dicas

Tudo que envolve custos financeiros, envolve também planejamento, ao menos deveria ser assim. Com a construção de casa(s) não poderia ser diferente, custos geralmente altos sempre estão envolvidos. Construir casa(s) certamente necessita mais controles que a compra de um carro, ou imóvel, por exemplo, pois na construção de uma casa há centenas de diferentes custos envolvidos, e a pergunta é: Como controlar cada um destes custos? Como planejar custos que ainda virão, ou custos realizados? Qual a melhor maneira de controlar obra(s)?
 Não há dúvida que existem várias maneiras para controlar obras, as principais são: Planilhas de obrasProgramas específicos para controle e gerenciamento de obras e Controle de obras on-line. Todas precisam ser pelo menos avaliadas, destacando vantagens e desvantagens para sua realidade.



Tipos de Controle de obras

Quando você gerencia a construção da sua casa,  construção de casas de terceiros ou pequenos prédios, ou até mesmo faz reformas, certamente a opção mais procurada e usada deve ser Planilhas de obras, devido a sua fácil utilização, baixo custo ( ou até sem custo), e ainda qualquer pessoa sem conhecimentos avançados de informática pode utilizá-las. Ainda tem a vantagem que você mesmo pode criar planilhas para seu uso (apesar de que criar planilha pode não ser uma tarefa tão fácil, pois muitos controles estão envovidos na obra) 

  Para grandes obras, sem dúvida a melhor opção são Programas específicos para controle e gerenciamento de obras, pois como há necessidade de muitas pessoas estarem envolvidas e muitos complexos controles serem necessários, ter um sistema contratato lhe fornece muito mais segurança nas tarefas do dia a dia.

Controle de obras on-line pode ser uma boa ideia, pois permite você acessá-lo em qualquer lugar, com qualquer dispositivo. No entanto, isso deve ser bem avaliado, pois plataformas de Internet geralmente não eferecem tanta praticidade na execução de tarefas, alêm das questões de disponibilidade da Internet e segurança dos dados.


Conclusão

Não há uma única solução ideal para controle de obras, o que há, são opções diferentes e que podem se encaixar ou não na sua realizade. Algumas questões como: 

  • tamanho da(s) obra(s);
  •  número de pessoas envolvidas, tanto no gerenciamento quanto em trabalhar nestas obras; 
  • valor da mensalidade ou aquisição;
  •  funcionalidades disponíveis e
  • custo benefício, 
devem sempre ser bem avaliadas destacando vantagens e desvantagens.

2 comentários: