Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@planilhasdeobra.com

Pesquisar no blog

sábado, 19 de janeiro de 2013

Construíndo uma casa por etapas

As pessoas quando planejam construir uma casa gostariam sem dúvida de iniciar e terminar de uma só vez, mas isso não é a realidade de muitas famílias de nosso país. Os motivos podem variar, mas geralmente isso ocorre pela questão financeira.

Decisão do porquê construir?

 A primeira dúvida que ocorre é em relação a: construir ou comprar? Depois vem a questão construir por conta própria? (você mesmo gerenciando os pedreiros) ou Contratar empreiteira? (construído e gerenciado por terceiros), ou ainda, Comprar uma casa? ou Comprar um apartamento?.
A questão sempre é muito polêmica e pessoal, pois cada família ou pessoa tem uma opinião.

Planejando a construção da Casa

 Tudo começa depois da decisão já tomada: "Vou construir", após isso sua vida não será mais a mesma (ao menos durante os próximos meses) e cada passo precisa e deve ser planejado. Tudo começa com planejamento, mas certamente uma hora essa pergunta irá surgir? "Tenho dinheiro suficiente para construir uma casa?" Essa pergunta muitas vezes não é tão fácil de ser respondida, pois nem sempre temos ferrramentas ou pessoas que nos fornecem estas informações com muita precisão. No entanto algumas dicas  são (ver mais Aqui):
  • Pesquisar na Internet tudo sobre casas, sobre construção;
  • Saiba o custo médio por m2 de seu estado;
  • Com uma perspectiva já em mãos da sua casa, estipule um valor a ser gasto;
  • Faça Orçamentos pré obra ou ao menos tenha uma visão de quanto vai custar em média por m2  ou custo por etapa da obra.
De posse de um valor médio estipulado e se resultado é: "Já tenho o valor suficiente para construir" você certamente é uma pessoa de sorte, e terá mais facilidade na construção da casa, ao menos se tratando das questões financeiras. Caso não tens o valor suficiente para construir, resta o item descrito abaixo.


Financiar ou Construir por etapas

 Esta questão é muito importante e sem dúvida poderá afetar nossas vidas nos próximos meses ou até anos, pois construir uma casa certamente não é a compra de uma camisa, os custos são elevados, podem variar entre R$40,000 até mais que R$500.000, e lógico, depende de sua capacidade financeira. Muitas vezes a construção da sua casa pode ocorrer com você financiando e construindo por etapas, tudo irá depender de quanto você está disposto e/ou pode financiar. A construção por etapas exige mais paciência, mas pode ser uma ótima opção.

Construir por etapas: Como começar

 Quando você decide construir por etapas, você certamente terá que possuir um valor em caixa, seja proveniente de um financiamento parcial ou seu próprio dinheiro. Algumas coisas podem lhe ajudar:

  • Tendo auxílio de alguma ferramenta, planilha ou profissional saiba em média quanto você deve gastar nas primeiras etapas da obra, sabendo disso você pode melhor planejar as próximas;
  • Enquanto há dinheiro em caixa, pague tudo a vista, evite parcelamentos, pois pagando a vista você terá mais poder de barganha e deixa você no controle da situação, pemite você economizar.


Construir por etapas: Dia a dia


 Na construção por etapas você certamente levará mais tempo para concluir a casa, no entanto poderá ter vantagens como: Não pagar "rios de dinheiro" para bancos, poder com calma decidir como ficará cada cômodo da casa, como ficará os acabamentos, a pintura,  jardim, permite você muitas veses fazer um certo detalhe da casa, ex. colocar porcelanato XY que não faria, e não se preocupar tanto com o dinheiro para terminar a casa por completo.
 Certamente vai chegar o momento de você  morar na nova casa, este é um momento único e muito prazeroso, você tem duas opções: Ir morar na casa com ela pronta ou morar com a casa inacabada. Isso depende de quanto tempo vai durar as etapas, quanto você se incomoda de viver na casa em obras, se você paga aluguel, quanto você paga de aluguel.

Conclusão

A construção da casa por etapas nem sempre é a melhor opção, mas muitas vezes a mais viável, tanto financeira, quanto de qualidade de vida. Coloque tudo na balança e tome a sua decisão, pois fazer um casa certamente exige muita dedicação, paciência e dinheiro.



5 comentários:

  1. Muito legal. Estou começando também e a meu caso será o contruir por etapas também. Estou animada.

    Esse é o meu:
    http://aline-construindonossacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, nós estamos bem felizes! Tudo de bom e sucesso a vocês.

      Excluir
  2. Eu vou tentar financiar, pois sei que por etapas não conseguirei administrar tempo e dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um tanto mais trabalhoso por etapas, pois eventualmente estamos em obra .

      Sucesso a você

      Excluir
  3. Me ajutou muito tbm estou contruido pela etapas

    ResponderExcluir