Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@nossacasanosite.com

Pesquisar no blog

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Como aproveitar os tubos de aço para acelerar o sonho da casa perfeita

O sonho da casa própria, que mora na cabeça de milhares de brasileiros, envolve muito mais que simplesmente possuir um imóvel em seu nome. Naturalmente, é um fator que gera segurança. Afinal, a escritura em mãos mostra ao proprietário que ele tem um teto para proteger sua família por toda a vida.
Porém, essa não é sua única ambição. O sonho vai muito além da segurança. Ele envolve a concretização de planos e o alcance de objetivos. Por isso, embora existam milhares de casas com as mais variadas plantas e opções, nem sempre elas caem no gosto de quem quer comprar um imóvel.

Para esse grupo de sonhadores que persegue a ideia de ter uma casa de acordo com suas necessidades, a solução só pode ser obtida com projetos individualizados. Eles precisam de um projeto que abarque seus gostos desde o primeiro tijolo. O problema de partir em busca desse objetivo é quando o sonho se transforma em dois pesadelos: os frequentes estouros de orçamento das construções aliados ao constante adiamento do acabamento dos imóveis.
Isso acontece frequentemente com as pessoas que optam por utilizar o estilo tradicional de construção e fecham as portas para opções capazes não apenas de acelerar a conclusão do projeto como também diminuir os gastos.

Os tubos de aço são capazes de fazer esse papel. Podem ser utilizados em larga escala desde a base até o acabamento da casa. Apenas na hora da fundação, por exemplo, se comparados ao concreto, os tubos de aço podem reduzir o custo das fundações em até 30%. A estimativa é do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço). O uso de tubos de aço nas paredes permite que elas sejam mais finas, o que gera o aumento da área útil da casa. Isso assegurando mais espaço e conforto para os moradores. O ganho é também de tempo. Como se adapta aos outros materiais de construção, inclusive os pré-moldados, o aço faz com que o processo seja mais rápido.
Além dessa forma direta, o uso do aço gera um ganho de tempo indireto. Como há não necessidade da utilização de material mais volumoso, o canteiro de obras fica mais limpo dando mais mobilidade aos trabalhadores.

Estruturas metálicas para cobertura também podem ser utilizadas nas obras de forma temporária. Elas protegem os materiais estocados nos canteiros e os trabalhadores e evitam que os trabalhos sejam interrompidos devido a condições climáticas desfavoráveis.
Embora não seja uma regra nas construções atuais, os tubos de aço podem ser utilizados na parte hidráulica para conduzir água e esgoto, na rede elétrica para proteger os fios e até mesmo na tubulação que conduz antenas de televisão ou cabos de Internet.

Uma forma de utilização mais popular dos tubos de aço é na construção de espaços abertos. Feitos com material resistente com alta concentração de carbono, os tubos de aço são capazes de suportar muito peso permitindo que a cobertura seja feita também com material metálico.
Isso oferece um significativo ganho de tempo em relação aos telhados colocados sobre madeira, por exemplo, que precisam de mais tempo para sua instalação. A opção tem reflexos, inclusive, na parte financeira uma vez que a casa ficando pronta mais rapidamente auxilia na diminuição de gastos como o aluguel de outro imóvel enquanto a construção não é concluída.

RESPONSAVEL PELO ARTIGO: http://www.tubonasa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário