Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@nossacasanosite.com

Pesquisar no blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

11ª Semana - Concratagem de uma parte da laje inclinada

Enfim, hoje saiu a concretagem de uma parte da laje inclinada. Felizmente tudo deu certo. Na parte da tarde fomos dar uma olhada como estava a concretagem. O trabalho é braçal e bastante puxado. Estavam em 11 pessoas trabalhando na obra. No meio da tarde levamos refri, cuca e orelha de gato para eles fazerem um lanche.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

11ª Semana - Telhado

Para começar o dia a primeira ligação às 7h foi a do pedreiro. Ele ligou para cancelar todo o material e para avisar que precisaria adiar a concretagem da laje. Fazer o que?! Mesmo depois de todo o esforço de ontem para conseguir o material o jeito foi ligar e adiar tudo para amanhã.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

11ª Semana - Telhado

Revira volta total. Hoje bem cedo, lá pelas 7h o pedreiro liga avisando que decidiram fazer a concretagem "no braço" como dizem por aqui. Nesse caso, liguei e cancelei tudo o que referia-se a concretagem usinada.
Como a decisão foi tomada muito em cima da hora, tivemos que correndo contra o tempo para agilizar todo o material solicitado, ou seja, 10 caixas de luz para laje, 50 sacos de cimento, 3 cargas de areião com brita 0. O pedreiro pediu todo esse material para o início da manhã de quinta-feira.

terça-feira, 27 de julho de 2010

11ª Semana - Telhado

Hoje mandei via e-mail a documentação para agilizarem o contrato da concretagem da laje inclinada.

Ahh, ontem quando o representante da Telha Rainha veio aqui em casa eu estava sozinha. Então, para eu não tomar nenhuma decisão precipitada pedi a ele que fosse na obra às 13h para falar com o Jr. Depois de uma análise em conjunto, nós decidimos ficar com as telhas dessa empresa. Acreditamos que até quinta-feira fechamos o pedido.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

11ª Semana - Concretagem e Telha

Mais um episódio sobre a concretagem da laje inclinada. Deveríamos usar para concretar uma bomba lança, mas devido a inclinação da rua isso não será possível conforme o vendedor nos passou. A última alternativa será usar uma bomba estacionária. Porém, os pedreiros e ajudantes terão o triplo do trabalho. Para não ir mais longe com essa história, será feito assim mesmo com bomba estacionária.

Aquilo que deveria ser feito dia 30/06 foi transferido para 11/08, mas como foi necessário alteração do tipo de bomba será feito somente dia 16/08. O jeito é fazer o que der até lá.

Sobre as telhas, o representante veio aqui em nossa casa (... a que moramos atualmente de aluguel), e apresentou a Telha Rainha. Mostrou um álbum com várias casas que haviam colocado a telha, e deu varias informações do produto. Tínhamos muitas dúvidas, mas ele as esclareceu. Sem dúvida a qualidade é incomparável, é bem provável que fecharemos negócio. Agora precisamos decidir a cor.

sábado, 24 de julho de 2010

10ª Semana - Telha

Como já estão colocando a laje, o pedreiro disse que já poderíamos comprar as telhas. Liguei para algumas lojas solicitando orçamento. Teve um vendedor que marcou atendimento para essa tarde. Às 14:30h fomos na loja e vimos algumas opções de telha. Depois o vendedor foi conosco ver alguns telhados colocado pela empresa.

Não gostamos muito, nem ficamos convencidos do produto que vimos. Segunda-feira vou tentar falar com o representante da telha Rainha. Pelo que temos de referência é uma telha de qualidade e de longa tradição.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

10ª Semana - Colocalão da laje no telhado

Mais uma sexta-feira com obras... que maravilha. Isso significa que a casa está evoluindo e em breve ficará pronta. Talvez não totalmente mas em condições de morar.

(...) hoje o pessoal da loja levou as 70 barras CA 50 5mm de ferros que estava sobrando (na verdade, é aquele erro de cálculo que já comentei em outro post) e entregaram 75 barras CA50 8mm e 28 10mm, juntamente com os pregos (mais vai prego nessa obra!!!).

quinta-feira, 22 de julho de 2010

10ª Semana - Colocalão da laje no telhado

Tirando a parte que foi "um dia normal na obra", o restou deu quase tudo errado. Na verdade ainda estou na luta por tentar resolver o assunto da concretagem da laje inclinada. Hoje tentei negociar com mais duas empresas. Quer disser, as duas últimas opções que temos.

Para entender o caso, das 5 opções que temos, uma empresa foi descartada já de primeira porque além de estipular o mínimo de 20 m3, iria cobrar a taxa de bomba a parte. A segunda opção foi a que nos deixou na mão sem explicações lógicas. No fim até que foi bom, porque falando com nosso arquiteto, ele contou alguns problemas que teve com a referida empresa. A terceira opção, foi visitar a obra hoje, e alegou não poder nos atender, porque a mangueira não alcançaria a laje. A quarta opção, a selecionada do momento, é a que ainda vai na obra fazer uma visita, mas só na segunda-feira dia 26. Resta esperar para ver se há condições para executar o serviço. A quinta e última, é a mais cara de todas, mas ainda não está descartada.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

10ª Semana - Vigamento telhado

Nem tudo poder ser perfeito... Mas quase tudo pode ser contornado!!!

... imaginem, marcamos a concretagem (usaremos concreto usinado com bomba lança) da laje inclinada com quase 30 dias de antecedência para não nos encomodarmos com prazo... e justamente hoje, 9 dias antes da execução, a empresa liga e diz que não entregará o produto solicitado. Isso significa que teremos que adquirir o concreto usinado com outro fornecedor.
Aquilo que estava previsto para acontecer dia 30 desse mês, é provável que ocorra somente na metado do mês de agosto, ou seja, atrazou tudooooo... Isso por puro descaso e falta de respeito pelo cliente!!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

10ª Semana - Vigamento telhado

Dia lindo de sol, significa dia proveitoso de trabalho na obra. Bom, vamos lá a mais uma relato.

A vida é uma caixinha de surpresas, e uma obra acredito que também seja. Mesmo depois de tanta medição, tanto cálculo de aço, hoje tivemos uma agradável notícia. Acredite se quiser, mas iremos precisar de muito mais ferro do que já havia sido previsto para a laje enclinada. O pedreiro e o Arquiteto calcularam e depois ele pediu mais 75 barras de aço 8mm e 28 barras de 10mm.
Ahhh
, das 271 barras de 5mm já compradas, iremos ter que devolver +/- umas 70 barras. "Erro de cálculo ". Sem comentários. Mas bom nessa história é que a loja vai fazer troca.

Prego, prego e mais prego!!! Hoje pediram mais 2 kg de prego com 1 cabeça e mais 5 kg com cabeça dupla.... Tento imaginar o quanto de prego iria se fosse casa de madeira, pelo tanto que estão usando em uma casa de alvenaria... vai saber!!!

(Essa semana não está sendo nada fácil para mim, visto que meu ajudante teve que ir a SP, fazer curso. Nessa caso sobrou tudo para mim. De qualquer modo, estou dando um jeito naquilo que posso).

(...)
Precisamos ainda decidir como vai ficar o acesso interno a caixa d'água. Ver se vai ser feito uma laje em cima do lavabo com porta de acesso via despensa e com alçapão para a torre.

Pela previsão do tempo e do pedreiro, a concretagem prevista para dia 30/07 deverá ser adiada. Ele precisa confirmar isso amanhã!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

10ª Semana - Vigamento telhado

Já chegamos a décima semana de obras e muita coisa ainda tem para ser feito.

Hoje a coisa não rendeu muito. O pessoal foi trabalhar, mas ficaram na obra só no período da manhã, pois a tarde a chuva resolveu cair.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

9ª Semana - Obra parada

Hoje o dia amanheceu extremamente frio e chuvoso. Isso significa que não teremos evolução na obra. Sem problemas, afinal, São Pedro está sendo bem generoso os últimos dias. Na verdade poucos foram os dias de chuva desde que iniciamos a obra. Um dia ou outro com chuva, não faz mal.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

9ª Semana - Montando caixaria das vigas do telhado

Hoje mais um dia atípico. Não precisei comprar nenhum material. O pessoal está na fase da montagem das caixaria das vigas do telhado e esse trabalho é bem delicado e minucioso. Levem o tempo que acharem necessário, desde que o trabalho final seja um telhado alinhado e resistente.

Hoje na parte da tarde choveu. O pessoal teve que ir para casa, já que não havia condições de trabalho. A chuva estava bem fininha, quase uma garoa, mas o frio estava bem intenso. Finalmente o inverno chegou !!!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

9ª Semana - Montando caixaria das vigas do telhado

Hoje foi solicitado 50 escorras de 6 metros cada, que serão utilizadas para sustentação temporária da laje inclinada. Dói saber que é um material que custa muito e que depois será jogado literalmente no lixo. Mas fazer o que, o único jeito é esse, uns em detrimento de outros. Ou seja, para se ter um telhado reforçado, precisamos montar toda uma estrutura agora, ainda que as escoras tenha vida curta, elas tem sua útil e preciosa serventia.

terça-feira, 13 de julho de 2010

9ª Semana - Montando caixaria das vigas do telhado

Sem novidades, visto que estão trabalhando na montagem de caixaria das vigas do telhado. O jeito é esperar até essa fase ser concluída.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

9ª Semana - Montando caixaria das vigas do telhado

Hoje o medidor foi na obra para medir a laje inclinada. Foram entregues mais 20 sacos de cimento e 10 kg arame recozido nº 10 para amarar a caixaria. No mais, não foi preciso comprar nada hoje.

Hoje eles começaram a montar a caixaria para as vigas do telhado. Parece que vai demorar uns dias para executarem esse serviço, já que é uma atividade de precisão. Qualquer medida errada nessa fase, poderá dar problemas no telhado.

sábado, 10 de julho de 2010

8ª Semana - Pagamento

Hoje é dia de pagar as contas da semana, organizar as notas, atualizar as planilhas, encaminhar e-mail com comprovantes de pagamento para a loja e deixar tudo em dia para a próxima semana.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

8ª Semana - Paredes

Hoje foi um dia sem grandes novidades, apenas entregaram os materiais pedido ontem. O pedreiro disse que hoje não faltava nada. Todo material necessário para as atividades de hoje eles tinham.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

8ª Semana - Paredes e colunas

Segundo o que fiquei sabendo as paredes já estão quase todas na altura necessária. Agora estão concretando o que resta das colunas.

Liguei solicitando a entrega dos 700 tijolos que faltaram ser entregues, parece que irão enregar ainda nessa tarde, tomará.
Ontem a tarde solicitei material que deveria ser entregue ainda na manhã de hoje, mas as 15h ainda não havia sido entregue... Haja paciência.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

8ª Semana - Paredes e colunas

Para variar dos 1.500 tijolos que pedi, apenas nos entregaram 800. Nesse caso nem vou mais discutir. Liguei pedido o porquê de não terem entregado todo o volume solicitado, deram a desculpas, disserem que estavam em falta desse material e disserem que quando o lote chegar da olaria, irão entregar o que faltou.

Para amanhã pedi 06 pacotes de prego 2 cabeças 17/27 para caixaria e duas tampas cegas para cano esgoto 100mm, que será colocado na fossa.

terça-feira, 6 de julho de 2010

8ª Semana - Paredes e colunas

E vamos comprar porque sem material a casa não sai do lugar.
Hoje solicitaram 20 sacos de cimento, 1 carga de areia média para assentar tijolos e 1 carga de areião com brita 0 para as colunas.

Aproveitando a ligação já deixei encaminhado o pedido de 1.500 tijolos para a quarta-feira.

Fotos - Evolução da Obra

Semanalamente são postadas (ao lado no link PROGESSÃO DA OBRA) as fotos da obra, atualmente estamos na 8º semana de obra, veja as 7 semanas que já se foram: http://nossacasanosite.blogspot.com/p/evolucao-da-obra-2010.html

segunda-feira, 5 de julho de 2010

8ª Semana - Paredes e colunas

Essa semana o pessoal continua a levantar as paredes e a fazer as colunas do segundo piso. Diferente da parte de baixo que tem poucas paredes, a parte de cima está tomando mais tempo com as paredes.
Hoje foi entregue o material solicitado na sexta-feira, ou seja, 10 kg de arame recozido nº 18 para amarar ferro, 18 barras de aço CA50 8mm e 8 CA50 10mm.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

7ª Semana - Molhando a laje

Hoje os pedreiros tiraram o dia de folga para assistir ao jogo do Brasil contra Holanda. Nesse caso nós temos que fazer a nossa parte. Ou seja, como todos devem de saber ou já devem ter ouvido, a laje depois de concretada deve ser molhada pelo menos duas vezes ao dia, para que durante a cura concreto não rache. Nesse cado, depois de jantar, isso lá pelas oito da noite, fomos até a obra para molhar a laje do segundo piso.

Fiquei bastante feliz ao ver o quanto a obra avançou desde o final de semana passado. Até já começaram a construir as paredes da suítes.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

7ª Semana - Paredes segundo piso

Hoje a tarde foi um pouco corrida, pois além de cuidar das comprar, eu tinha uma consulta marcada às 16h. Mas para tudo se dá um jeito. Para agilizar as coisas, fiz umas ligações, solicitei a devolução de um balde 18l de Vedacit que sobrou.

Solicitei para a próxima segunda-feira o material que o pedreiro pediu: 10 kg de arame recozido nº 18 para amarar ferro, 18 barras de aço CA50 8mm e 8 CA50 10mm.

Dia um pouco corrido, mas tudo deu certo.