Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@nossacasanosite.com

Pesquisar no blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

7ª semana - concretagem da laje do segundo piso

Hoje o pedreiro me pediu mais 16 quilos de prego com cabeça simples. Incrível como eles gastam prego.... Gastam e desperdiçam, porque é prego para tudo que é lado. Hehehe!!!Ahh, também comprei mais 100 espaçadores para aço.

Hoje cedo o eletricista/encanador foi à obra cumprir sua tarefa. Mas primeiro passou na loja para pegar o material. Foi 7 rolos ou 350 metros de mangueira 3/4 Fischer.

E finalmente, hoje nesse lindo dia de sol, concretaram a laje do segundo piso. Terminaram lá pelas três da tarde e foram embora. Eta vidinha...

terça-feira, 29 de junho de 2010

7ª Semana - Laje segundo piso

A concretagem da laje prevista para a tarde de hoje, não aconteceu, pois o eletricista/encanador deveria ir fazer a parte dele antes da concretagem. Para "ajudar" o celular dele estava desligado. Precisava ver com ele quais materiais ele iria precisar, mas sem poder falar com ele ficou difícil.

Pelo que o pedreiro falou, ele vai precisar de mangueira corrugada 3/4'' da FISHER cor CINZA, mas não soube dizer a metragem. Por isso precisava falar com o cidadão. Para variar a loja que pegamos material, não tem esse produto, nesse caso liguei para outra loja e deixei encomendado a mangueira, mesmo sem saber a metragem.

No caso do eletricista, ele mesmo vai até a loja e pega o que precisa, mas como não tinha na loja de costume, precisava informá-lo. No fim acabei deixando um recado com o pedreiro. Amanhã veremos no que deu.

Comprei 1 carga de areião com brita 0 e pedi para entregarem mais 20 sacos de cimento.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

7ª Semana - Laje segundo piso

Hoje novamente tem jogo do Brasil, portanto o pessoal sairá mais cedo para assistir ao jogo. Pelo que sei eles continuaram a trabalhar na laje do segundo piso. A concretagem está prevista para amanhã.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

6ª Semana - Armação aço da laje

A obra a cada dia avança mais um pouco, hoje começaram a armação da ferragem da laje.

Gostaria de deixar registrado que estamos aguardando desde o dia 01/06 a ligação do esgoto à rede pública municipal. A taxa está paga e estamos em dia com nossos deveres de contribuinte, mas o descaso é tamanhão que cada vez que ligo lá eles dizem que o processo já esta na mão do engenheiro responsável. Nesse caso o que podemos fazer é esperar, nada mais.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

6ª Semana - Laje segundo piso

Hoje começaram a colocar os vigotes do segundo piso. O único material que pediram foi 1 carga de areião com brita 0, quem irão usar na concretagem da laje.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

6ª Semana - Armação da laje piso e vigas

O dia hoje foi tranquilo, apenas me pediram 4 m3 de madeira variada de pinus para caixaria, pois como estão fazendo a armação da vigas do segundo piso irão precisar de mais tábuas. Agora eles já começaram a fazer chapisco mas paredes do primeiro nível. Outra carga de areia média foi comprada hoje, bem como mais 100 espaçadores de aço.

É muito bom visitar a nossa casa, ainda mais agora que a casa vai tomando mais forma.

terça-feira, 22 de junho de 2010

6ª Semana - Paredes e armação da caixaria

Hoje começaram a fazer a armação da caixaria do segundo piso, que corresponde as suítes, bem como continuam assentando tijolos. O pessoal se revesa entre as obras que eles estão construindo. Quando é necessário a equipe é reforçada, mas nessa semana estão vindo de 3 a 4 pessoas para trabalhar.

Hoje o pedreiro ligou pedindo que eu solicitasse a medição da laje. Amanhã o medidor vai lá.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

6ª Semana - Construindo paredes

O dia amanheceu nublado e com previsão de chuvas para a tarde. Não dei outra, no início da tarde a chuva de as caras. A obra não rendeu muito hoje, o pessoal trabalhou até onde a chuva permitiu e depois foram embora.

Se para eles não rendeu muito, para mim as coisas se multiplicaram. Na tarde de hoje as atividades se multiplicaram. Fiz compras de aço 270 barras 5mm e 14 barras 6,3mm. Esse material faltou. Comprei também 18 litros de Bianco Adesivo para Chapisco.

Solicitei que conferissem o material que foi entregue na sexta-feira. Pois não haviam me entregado ainda as notas fiscais para controle e arquivo.

Mais uma carga de areia média foi pedida, entrega será feita hoje.

sábado, 19 de junho de 2010

5ª Semana - Orçamento de cozinha

Calma..., sabemos que estamos apenas levantando as paredes ainda e para que lê pode até achar que estamos um pouco adiantados vendo projeto de cozinha nesse momento. Mas a sacada é justamente essa, queremos tentar planejar exatamente hora da construção como e onde ficará, por exemplo a coifa.

Alguns arquitetos falaram que é necessário deixar uma espera na viga. Ou seja, é melhor fazer isso enquanto estiverem concretando-a para não quebrar depois e comprometer a estrutura. Outros por sua vez, disseram que como a casa terá teto de gesso, melhor fazer o furo abaixo da viga para não furar o gesso. Na dúvida, marcamos uma conversa com um projetista na obra.

Nessa nossa conversa trocamos muitas ideias e ficamos convencidos de que a coifa ficará, então, abaixo da viga sem furos no teto. Esteticamente ficará melhor, segundo o projetista. Definimos também algumas posições de móveis. A meia parede que foi feita de 1,14 será alterado para 1,05. Esse é o tamanho padrão que seguirá a linha dos móveis. Mais isso só será feito futuramente. Mas como já dito, melhor tentar acertar agora do que ter que quebrar paredes depois.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

5ª Semana - levantando as paredes

Ontém terminaram a concretagem da laje do segundo nível e agora estão a todo vapor construindo as paredes do primeiro e segundo nível.
Para a construção do pilar da cozinha, solicitaram tubo de concreto. Para esse pilar o diâmetro máximo deveria ser 30 cm. O tubo tem esse diâmetro, porém na parte interna, mas é preciso contar mais 3,5 cm de parede, mais o reboco. No final teríamos um pilar de quase 40 cm. Esteticamente ficaria muito largo e não combinará com o ambiente, acabamos por substituir por um cano de PVC 300mm.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

5ª Semana - Construindo parade e concretanto laje da garagem, Home Theater e escritório

Pelo que já se pode ver, a obra está tomando forma rapidamente. As paredes estão crescendo a cada dia. Hoje foi feita a concretagem da laje do segundo nível.

O aço comprado na primeira remessa já está acabando. Hoje tive que fazer novos orçamentos. O preço do aço sofreu alterações de preços. Aumentou em torno de 15%. A cada compra assusta um pouco, mas a saída nesses casos é negociar e tentar comprar bem.

Para amanhã o pedreiro pediu 10 kg arame de amarrar ferro nº 18, 10 kg de arame de amarrar caixaria nº 10, 1 galão 20 litros CAL liquido, 50 espaçador aço - 25 mm. Esse último é um material tem uma função muito importante para garantir que o aço não fique encostado na caixaria e perca com isso a resistência.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

5ª Semana - Construindo parades e fazendo laje da garagem, Home Theater e escritório.

Hoje foi um dia atípico para mim desde o início da obra. Simplesmente foi um dia tranquilo, sem compras ou complicações. Um sossego só! Apenas para me atualizar nos preços das lajes, fiz umas ligações e aproveitei o restante da tarde para fazer a leitura da apostila da Pós.

Acredito que conforme vamos pegando o jeito, as coisa ficarão melhor de controlar. Ai sobra mais tempo para curtir a casa.

terça-feira, 15 de junho de 2010

5ª Semana - Copa do Mundo

Como todo bom e verdadeiro brasileiro, hoje é dia de torcer pela seleção. No jogo de estréia a expectativa é grande. Nossos pedreiros trabalharam até as 13h e foram se reunir, como milhões de brasileiros, na torcida pelo timão.

É isso ai gente... nosso Brasil rumo ao HEXA!!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

5ª Semana - Levantando as paredes do primeiro piso

A semana já começou com boas notícias para nós, quer dizer, pelo menos achamos isso. Fomos fazer uma visita à obra e muito nos alegrou ver que já estão construindo as paredes do 1º piso (sala, cozinha, churrasqueira e lavação). A cada dia dá mais vontade de ir ver a evolução da nossa casa!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fenahabit 2010

Nessa sexta-feira fomos visitar a Fenahabit (Feira Nacional Das Tecnologias da Construção e Habitação). Esse ano a feira ocorreu de 9 a 13 de Junho de 2010. Aproveitamos pelo segundo ano consecutivo para conhecer empresas dos mais variados setores da construção e habitação.

Mais uma vez, podemos dizer que valeu a pena, pois pudemos aproveitar bastante para ver as novas tendências e alternativas da construção, para quem sabe usar na construção de nossa casa. Sempre alguma coisa boa se aprende.

4ª Semana - Colocando as contas em dia

Hoje é dia de fechar a conta, quer dizer, colocar tudo em ordem. Durante a semana só ligo e peço o que o pedreiro irá utilizar de um dia para o outro. Na sexta-feira, portanto, é preciso fazer um levantamento de todas as notas e pedidos, organizar as planilhas e calcular todos os gastos com materiais utilizados e efetuar o pagamento dos materiais junto a loja.

Como o pessoal acaba extraviando algumas notas/pedidos, nessa semana foi necessário ir até a loja pedir uma segunda via. É sempre bom ter o controle de tudo o que foi entregue. Isso, para ser sincera, facilita minha organização e ajuda na hora do pagamento. Melhor ter tudo controlado para não se perder.

Nada como uma conversa para as coisas entrarem no eixo. Antes o pedreiro pedia tudo em cima da hora, mas como não temos todo tempo para sair comprando materiais, combinamos que sempre que possível ele se adiante e peça o que vai precisar de um dia para o outro, ou uma previsão de dois dias. Parece que agora ele entendeu, e as coisas estão fluindo melhor. Facilita nossas vidas e eles não ficam sem material para trabalhar. Para segunda-feira foi pedido 01 carga de areião com brita o e mais 25 sacos de cimento.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

4ª Semana - Compras

Hoje o pedreiro ligou cedo, me pediu que comprasse 01 lata de 18 litros de Neutrol e 20 m2 da manta asfáltica 3mm que serão utilizados para o isolamento das paredes. Ou seja, onde será construido as paredes, será aplicado uma demão de Neutrol e colocado uma tira de manta asfáltica por cima dessa aplicação, para só então ser assentado os tijolos. Isso vai evitar que a humidade apareça futuramente. quanto mais isolado for melhor.

Comprei no dia 01/06 uma carga de areia média, no dia seguinte seria a entrega, mas o pedreiro pediu para adiar. Pedido feito, pedido realizado. Liguei e pedi para postergarem a entrega. Bem, hoje o pedreiro ligou e pediu para entregarem amanhã a areia. Tomará que ele não desista até amanhã... hehehe de novo.

Para amanhã também foi pedido mais uma carga de areião com brita 0. "Etá nóis" desse jeito a casa saí antes do esperado. A construção a cada dia está aparecendo mais. Quanta felicidade!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

4ª Semana - Dia tranquilo

Hoje só me pediram 1 carga de areião para amanhã e 40 sacos de cimento.

Parece que as coisas a cada dia estão entrando no eixo. No começo era aquela confusão de compras e pedidos. Agora o pedreiro está se antecipando e pedindo os materiais antecipadamente.

terça-feira, 8 de junho de 2010

4ª Semana - Compras. Fazendo a laje

Os materiais solicitados hoje foram, 01 caixa d'água de 2 mil litros para a cisterna, uma carga de araião com brita 0, alguns tubos, mangueira corrugada 3/4'' para a drenagem interna da casa e canaflex 1 1/2''. Ahhh o eletricista pediu 4 caixas de concreto para fazer a espera de energia na laje. Acho que é para a cisterna também.

A princípio seria isso, mas eles sempre acabam se lembrando de algo, ou que faltou ou mesmo algo que irão usar nos próximos dias. Mas tudo bem, isso é o de menos.

Ahhh, como tínhamos esquecido, foi solicitado que levássemos uma cópia do projeto elétrico para ficar na obra.... Amanhã, portanto, será levado.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

4ª Semana - Compras. Fazendo a laje

Hoje está previsto a entrega da carga de 7 mil tijolos. Espero que tudo ocorra bem. Já temos o pedido feito desde dia 01/06.

Compramos hoje 01 carga de areião com brita nº 0, que será usada para concretagem da laje. Para a drenagem que será feita no meio da casa, foi comprado os canos, a manta de bidim e 2 m3 de brita nº 3.

Bom, parece que as coisas estão se encaminhando. Mas vamos lá que a semana apenas começou...

domingo, 6 de junho de 2010

quinta-feira, 3 de junho de 2010

3ª Semana - Sem obra nos próximos dias (Feriadão)

Sniff... como hoje é Feriado de Corpus Christi e amanhã a galera resolveu emendar, teremos uma longa pausa... Isso significa: obra parada. Mas sem problemas, a previsão é de chuva mesmo e nesse caso não seria feiro muita coisa mesmo.

Mas, a boa notícia é que semana que vem, o tempo será de muito frio, mas com a predominância de SOL... obaa!!!

Ahhh, engraçado, mas nunca demos tanta importância para a previsão do tempo como agora, porque será?!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

3ª Semana - montagem da caixaria para a viga baldrame

Hoje o pessoal iniciou a montagem da caixaria para a viga baldrame. Aos poucos a casa vai tomando forma. A cada dia dá mais vontade de visitar a obra. Ahhh, se eu pudesse ficava a tarde toda lá acompanhando a evolução. No meu caso, só posso ir lá no final de semana, já o sortudo do Jr., ele sim, visita a obra todos os dias na hora do almoço.

Bom menos mal, pelo menos um está acompanhando de pertinho a construção....

terça-feira, 1 de junho de 2010

3ª Semana - Compras. Solicitar a ligação de esgoto

Hoje a tarde, fui à prefeitura solicitar a ligação de esgoto na rede. Para isso tivemos de pagar uma taxa de R$ 243, 22. A saber, nessa taxa estava incluido o serviço de ligação de esgoto e águas pluviais à rede. Agora eles desmembraram os serviços. Conclusão: assim que tivermos o sistema de drenagem pronto, iremos ter de pagar mais uma "taxinha", para ter o serviço de ligação de águas pluviais à rede, também. Mais uma forma que encontraram de tirar dinheiro do contribuinte.

Passado o desaforo, fui a loja "MatheC" materiais de construções negociar os tijolos. No total estão previstos 11.800 tijolos 9x14x29, porém para segunda-feira compramos 7 mil apenas. O importante dessa negociação é que o dono da loja vai segurar o mesmo preço do milheiro até pegarmos o voluma total.

Outra compra realizada na mesma loja, foram 300 sacos de cimento da Votoran CP4. A estimativa é de mais ou menos de 450 a 500 sacos. Mas é importante não arriscar, compramos uma quantidade boa e conseguimos um ótimo preço por unidade.

Ahh, como combinado, nessa tarde entregaram as 250 escorras de eucalipto.

... Comentário que não gostaria de ter feito:
-

3ª Semana - Compra do tijolo e cimento

Hoje a tarde, fui à prefeitura solicitar a ligação de esgoto na rede. Para isso tivemos de pagar uma taxa de R$ 243, 22. A saber, nessa taxa estava incluido o serviço de ligação de esgoto e águas pluviais à rede. Agora eles desmembraram os serviços. Conclusão: assim que tivermos o sistema de drenagem pronto, iremos ter de pagar mais uma "taxinha", para ter o serviço de ligação de águas pluviais à rede, também. Mais uma forma que encontraram de tirar dinheiro do contribuinte.

Passado o desaforo, fui a loja "MatheC" materiais de construções negociar os tijolos. No total estão previstos 11.800 tijolos 9x14x29, porém para segunda-feira compramos 7 mil apenas. O importante dessa negociação é que o dono da loja vai segurar o mesmo preço do milheiro até pegarmos o voluma total.

Outra compra realizada na mesma loja, foram 300 sacos de cimento da Votoran CP4. A estimativa é de mais ou menos de 450 a 500 sacos. Mas é importante não arriscar, compramos uma quantidade boa e conseguimos um ótimo preço por unidade.

Ahh, como combinado, nessa tarde entregaram as 250 escorras de eucalipto.