Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@nossacasanosite.com

Pesquisar no blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

3ª Semana - Montando a laje

Nem o dia começou e já me pedem para cancelar a entrega de uma carga de areia média agendada para hoje. Por que?, simplesmente porque o pessoal vai aproveitar o feriadão de Corpus Christi para viajar...enquanto eu viajo na minha mente buscando encontrar uma solução criativa para todos os contratempos da vida e da obra...
Pior coisa é ter que cancelar pedido que está a caminho da entrega. Haja lábia para convencer o vendedor para adiar a entrega para sei lá quando. Ahhh fique sabendo mais tarde que será só para segunda-feira que vem.

No mais, hoje fiz uns pagamentos pendentes e tentei comprar tijolos, mais a coisa não está nada fácil. Mas de uma coisa sei, não vai passar de amanhã.
O problema ou solução, é que o dono da loja que falei ontem, quer dar um jeito de abater o preço de outra loja. Até ai tudo bem, mas além disso, ele ainda precisa ver se o caminhão sobe na nossa rua, e levar uma amostra para o pedreiro ver se aprova.
... se ele demorar muito teremos que pegar com um que já temos o negócio quase fechado. Pelos menos esse o pedreiro conhece o produto e já disse que é dos bons.

sábado, 29 de maio de 2010

2ª Semana - Compras e negociações

Se para os pedreiro sábado não é dia útil de trabalho, para nós é dia útil de compras. Nada de tirar folga da construção. Essa semana recebi a resposta de um orçamento e ficamos bem contentes com os valores repassados. Entramos em contato com o dono da loja e falamos diretamente com ele, ai já viu, o negócio é outro. Digo isso porque o poder de negociação de um vendedor é restrito, já com o proprietário a conversa é outra.

Por fim, depois de uma boa conversa, ele disse que irá cobrir todos os preços da concorrência. Isso era tudo o que esperávamos ouvir. Já estamos na segunda semana de obras e só agora perceberam que, se fizerem o melhor preço, compraremos o material para a casa toda em um só lugar...
Porém essa negociação não significa menos trabalho, agora que é a hora de arregaçar as mangas e pesquisar, para podermos comprar pelo melhor preço.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

2ª Semana - Compras

Para dar uma aliviada, hoje só fiz compras de algumas materiais, solicitado pelo pedreiro, para ser entregue na segunda e na terça-feira.

O dia foi tranquilo, se comparado com os últimos dois dias de quase guerra.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

2ª Semana - Realização serviço das Estacas HC e Concretagem

Hoje o dia amanheceu cheio de graça. A previsão de sol se confirmou. O pessoal da furação veio e fizeram o serviço. O detalhe do dia de hoje, é que fiquei a tarde toda acompanhando a obra e sentindo na pele o dia de uma construção. Aproveitei e fiz alguns vídeos e tirei umas fotos.

Bem, sobre o concreto usinado a principio 4 m3. A certa altura da concretagem o pedreiro disse que iríamos precisar de mais 5 m3. Até ali tudo bem... mas como já disse ontem, nem tudo pode ser perfeito... Imaginem a sensação de sentir um buraco no bolso quando o pedreiro disse que se erraram nos cálculos e que iria ser usado 3 m3 dos 5 solicitados. Ou seja, prejuízo...Até tentei estornar o pedido, mais a carga já estava a caminho.

Ahh, a coisa não para por ai... já ia me esquecendo mais a terraplanagem de ontem, foi mais uma bola fora do pessoal, pois desde a primeira vez, havíamos passado o comando de como o terreno deveria ser cortado para o caminhão da furação entrar. O resultado disso: tivemos nesses últimos dois dias um prejuízo de quase mil reais. Imprecisões pode acontecer, só que pagar pela incompetência... ai doí.

Vou encurtar a missa, porque senão a coisa vai longe, e nem é bom lembrar muito toda a tensão vivida. O bom é saber que no fim deu tudo certo... o fim desse dia, claro... ainda tem muita história para acontecer. Esperamos que com finais mais felizes!

Sem tempo para muita coisa, ainda agilizei as compras para amanhã e solicitei a medição da laje. Só que o medidor está viajando e só poderá vir medir na segunda-feira dia 31/05.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

2ª Semana - Furação das estacas

....Hoje o dia não foi nada fácil. Tudo o que estava acertado para o dia de hoje, foi por água abaixo. Não,.. não é que choveu, pelo contrário, o dia estava maravilhoso e ensolarado, mas nem tudo pode sair como o planejado.
O problema começou logo cedinho. A empresa contratada para fazer a furação das estacas chegou e na primeira tentativa de adentrar no terreno fracassou. Disseram que não havia condições de entrar e estavam indo embora. O pedreiro pediu que esperassem e nos ligou. Mas, antes de entornar mais o caldo, ligamos para o vendedor responsável pelo serviço e solicitamos a presença dele no terreno. Ele veio, viu que o pessoal da terraplanagem não havia tirado o barro solicitado e que para haver condições de trabalho, teríamos que solicitar a remoção de um barranco e colocação de macadame... Ai é que começou a sair o dinheiro não planejado. Mas sem termos outra saída... tivemos de pagar mais uma vez o serviço de terraplanagem e uma carga de macadame.

Resultado: muito stress para todos os envolvidos. O pedreiro, que estava para lá de nervoso e com muita raiva por ter deslocado uma galera para o trabalho de furação e concretagem. O Vendedor, chateado por não ter vindo antes verificar as condições do terreno e nós que no final, sempre pagamos a conta.

Por fim, na tarde de hoje, tivemos que remarcar tudo para amanhã. O jeito é torcer para São Pedro colaborar novamente, e para que tudo, ou quase tudo, dê certo amanhã.

Resumindo... stress total. O bom que todos sobreviveram ....por enquanto (kakakaka)!

terça-feira, 25 de maio de 2010

2ª Semana - Confirmação serviço das Estacas HC e Concreto Usinado

O dia começou cheio de expectativa. Amanhã se o tempo continuar firme, com Sol ao longo do dia, será executado todo o serviço das Estacas e feito uma parte da concretagem. A outra metade ficará para quinta-feira.

De acordo com o site da Epagri, São Pedro estará do nosso lado. A previsão do tempo será favorável.
  • Quarta-feira: Sol com algumas nuvens
  • Quinta-feira: Sol com chuva à noite.

Fonte: http://ciram.epagri.sc.gov.br/portal/website/


Aproveitei a tarde para adiantar o orçamento, via e-mail, de alguns materiais que serão utilizados semana que vem. No total foram encaminhados oito pedidos de orçamentos. Agora resta esperar, depois comparar e aguardar até que o pedreiro peça para comprarmos o material.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

2ª Semana - Solicitação de Vistoria Fiscal da Fosso Séptica

Minha missão para essa tarde foi fazer a solicitação de Vistoria Fiscal da Fosso Séptica. Digo "missão" no sei sentido literal, porque a coisa não foi nada fácil. Oito pessoas, isso mesmo, 8 foram as pessoas com quem eu tive que falar para tentar descobrir o procedimento da solicitação. Mas não é só isso... dessas oito, precisei ligar umas duas vezes para algumas delas novamente. A coisa foi tão enrolada que fica difícil até de descrever o acontecido.

Por fim, não consegui muita coisa. Somente daqui a dois dias, - isso se o garoto que me atendeu abriu a solicitação corretamente -, vou saber se alguma coisa deu certo. Ou seja, a solicitação de Vistoria Fiscal da Fosso Séptica, eu acho que consegui encaminhar. Falta agora esperar e tentar solicitar a ligação da Fosso Séptica na Rede Pública de Esgoto e canalização de Água Pluvial daqui a dois dias novamente.

Recebi ligação de uma funcionária da empresa de concreto usinado, que queria saber se eu queria adiantar meu pedido, já que um cliente havia desistido. Infelizmente tive que dizer não. Uma que ambos os serviços, furos e concretagem tem que serem feitos sincronizados, de manhã fura à tarde concreta. Mas acho que eles não estão estendendo o processo direito. Se tudo der certo e o tempo estiver bom, ficará para quarta-feira. Senão nós teremos que adiar essa etapa.

domingo, 23 de maio de 2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

1ª Semana - Agendamento Estacas Hélice Continua e Concreto Usinado

Se o dia de ontem foi conturbado o de hoje rendeu. Já com as informações do pedreiro, liguei e agendei a furação HC para 26/05 com início às 7h e a concretagem para 26 e 27/05, ambas para às 14h. Agora é rezar para São Pedro e torcer para não estar chovendo, senão tudo vai literalmente água abaixo.

Hoje comprei mais 162 m2 de madeira de caixaria. Pedi isso lá pela meia tarde. Normalmente se pede de manhã para entregarem à tarde ou de tarde para entregarem no outro dia de manhã. Tive muita sorte, porque eles me entregaram horas depois... Isso que é agilidade.
O pedreiro solicitou 1 soco de AC1, argamassa para colocação da fossa séptica. Entrega para amanhã de manhã.

Ahhh, estava quase me esquecendo. Ontem tínhamos feito um pedido de material, mas como só posso cuidar das compras à tarde e a entrega seria somente no outro dia de manhã, combinei com o vendedor que iríamos buscar nossa compra na loja. Porém, tinha uma coisa que não tínhamos previsto - o trânsito-. Não sei o que aconteceu mais tinha um congestionamento quilométrico e não conseguimos chegar a tempo na loja. O jeito foi ligar bem cedo para o vendedor e pedir para entregar.
Apesar de todo o transtorno aprendemos uma coisa valiosa. Às vezes é melhor pagar um pouco a mais do que perder muito tempo no trânsito. A partir de agora vou pagar a taxa de entrega se tiver mas pegar material na loja será somente em situações remotas.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

1ª Semana - Estacas Hélice Continua e Concreto Usinado

Hoje foi uma tarde corrida e um pouco conturbada para mim, pois minha atividade e objetivo para hoje seria agendar o serviço das Estacas Hélice Continua, conhecida como HC, bem como, agendar a concretagem dos furos com bomba com a empresa se Concreto Usinado. A maior dificuldade estava em sincronizar para que ambas as empresas, prestadoras de serviços distintas, estivessem no mesmo dia a disponibilidade para executar os serviços.

Para "piorar", já explico o porquê... (sintam aqui o tamanho da encrenca), o pedreiro solicitou isso para a próxima quarta-feira dia 26/05, ou seja, daqui a 6 dias. Mas depois da primeira ligação para a concreteira, vim a descobrir que esse serviço deveria ser agendado com pelo menos 10 dias de antecedência, já que uma das solicitações do pedreiro era a bomba para agilizar o bombeamento do concreto.
A empresa das estacas HC, pedia pelo menos 15 dias de antecedência, mas essa já estava pre-agendada.

vivenciando a situação para sentir o drama... porque nessa momento tínhamos 5 partes envolvidas, cada qual com sua exigência. Nós, os contratantes do serviço, o arquiteto e o projetista, responsáveis pelo projeto, o pedreiro que fará a execução da obra, a empresa de concretagem e a empresa que faz as Estacas HC.

Foi o maior maior "balaio de gato". Só com a empresa de concreto usinado, precisei tratar com duas pessoas, o vendedor e o responsável pelo agendamento e produção do volume do concreto. Por fim, liguei para o pedreiro, disse-lhe que tinha pré-agendado a HC para dia 26/05 e para esse mesmo dia, a concreteira teria disponível para entrega somente o com caminhão convencional, e que a bomba estaria disponível somente para 31/05.

Encurtando a missa, o pedreiro pediu para eu esperar até amanhã para resolver esse assunto, pois ele iria ligar para o arquiteto e tirar algumas dúvidas sobre esse procedimento.

Então, o jeito é esperar até amanhã...

Nessa tarde, entre meio a toda essa confusão, encaminhei mais alguns e-mails solicitando orçamento do material hidro-sanitário.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

1ª Semana - Construcard foi liberado

Já comecei o dia ligando e cobrando a ligação da água. O prazo estourou, porém,é bom deixar registrado que, a chuva que caiu nesses dois dias atrás favoreceu o atraso. Acredite se quiser mas, meia hora depois de ligar para a empresa cobrando a ligação, recebi a notícia de que eles estavam lá instalando... agilidade, hen!

Mais uma notícia, nosso Construcard foi liberado. A maravilha disso é que a maioria das lojas passa os dados necessários (agência e convênio) e podemos pagar as compras via telefone, no conforto de casa.

Até agora somente a empresa do ferro solicitou a presença do contratante no local, com contrato e documentos para efetuar o pagamento. Um pouco de transtorno, a loja fica em um bairro longe do nosso, mas fazer o que, se é assim, será assim. Vale o sacrifício.

Ahhh... precisamos mexer algumas poucas coisas no terreno. A princípio o pedreiro tinha falado com um conhecido que fazia terraplanagem hoje e, em cima da hora de executar o serviço, ele avisa que não vai poder nos atender. Legal ?!

Onde achar máquina disponível para amanhã??? Isso se não quiser atrasar a obra???
... Só devo ser abençoada por Deus, não é que consegui..ééé, para amanhã cedinho, dá para acreditar. Na hora liguei para o pedreiro agendei com ele para as 7h. Voltei a ligar e confirmei o serviço de terraplanagem.

Tomará que continue assim, por enquanto tudo está se encaixando!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

1ª Semana - Foi dada a largada hoje iniciamos da obra

Terça-feira chuvosa, pode-se imaginar um início de obra mais frustrado???... mesmo assim o pessoal marcou presença, pelo menos para receber o material e fazer a conferência (menos mal).

Como se sabe, toda obra tem que estar legalizada, caso não queira pagar multas. Para isso o Alvará e o Projeto Arquitetônico ORIGINAIS, devidamente aprovados e carimbados pela prefeituta, e com as respectivas taxas pagas, devem ficar sempre expostos e a disposição dos fiscais. Para isso passei em 2 papelarias para procurar alguma embalagem transparente e vedável para colocar esse material.

Como exemplo: primeiro coloquei os documentos em uma embalagem plástica com fechamento "ziper" e depois coloquei essa embalagem dentro dessa outra com ilhós, e lacrei com fixa adesiva transparente. Esse material foi pedido para os pedreiros que fixassem dentro do barracão.

Solucionado a questão de proteção dos documentos, voltei para casa e soliciteis via e-mail orçamentos do material hidro-sanitário para 4 lojas. Recebi-os no mesmo dia, e fizemos um comparativo de preços e produtos. A variação de loja para loja é considerável, vale a pena pesquisar.

1ª Semana - Materiais para instalação Hidro-Sanitário

Na segunda-feira à noite o eletricista/encanador veio à nossa casa para trazer uma lista de materiais necessários para a instalação básica Hidro-Sanitário e elétrica. Pedimos orçamento de mão de obra da parte hidráulica, também. O preço dele até que ficou acessível, por isso e por ele demonstrar experiência naquilo que fala e diz fazer, fechamos com ele. Então a parte de instalação elétrica e hidro-sanitário básica faremos com ele, agora na primeira fase da obra.

Para não perder o costume e o ritmo, hoje liguei e falei com os vendedores de quatro lojas e, disparei os e-mail solicitando orçamento. Agora é aguardar e se preparar para as análises. Quando o produto é de mesma marca e mesma qualidade, não resta dúvidas, compramos com quem tem melhor preço.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

1ª Semana - Compras madeira de caixaria e ferro

O dia já começou cheio de coisas para fazer. No sábado tínhamos combinado com encanador para ele repassar a lista de materiais para instalação básica (fossa, instalação provisória do sanitário para os pedreiros)....ele furou. Hoje liguei marcando mais uma vez...uffaa ele veio.

Liguei para pedreiro para ver onde ficaria o barracão. Encomendei madeira de caixaria, entrega prevista para 9h amanhã. Liguei para empresa de ferro confirmando pedido, previsão de entrega para sexta.

Nosso Construcard não foi liberado ainda, estou com pedido de laje e ferragem faturados e em aberto, se liberar até quinta poderemos pagar com ele, via telefone. Caso contrário, o jeito será transferência bancária (...só falta grana, hehehe).

E para "ajudar" a segunda-feira começou chuvoso... o jeito é esperar estiar para dar início a contrução.

Primeira compra - Solicitação do pedreiro

Depois de passar o final de semana analisando os orçamentos, decidimos comprar em duas lojas o material inicial solicitado pelo pedreiro. Criamos uma planilha de produtos por loja e selecionamos os de menor valor em cada uma delas e compramos. Confesso que isso dá bastante trabalho, mais no final vale a pena, a diferença dos valores é considerável.

Fiquei a tarde toda tentando negociar, por telefone, com os vendedores para que pudessémos comprar em uma só loja, até mesmo para facilitar e ter mais controle do material e entrega, mais não deu, o preço final pesou no bolso.

Posso disser que aprendi bastante nessa primeira compra. Eu vi que os vendedores são inflexíveis quando ao valor, não se esforçam para conquistar o cliente. Mas, como o poder de compra sempre é do comprador, ainda temos a chance de comparar e comprar o melhor produto com valor mais acessível na concorrência. Ainda que seja, um pouco aqui, um pouco lá, o valor final é que vale.

sábado, 15 de maio de 2010

Materiais Básicos


Sabes os custos envolvidos na obra? Como você controla custos?  Vais fazer suas planilhas? Temos as Planilhas mais completas e atualizadas (Ver Versão Atual em: planilhasdeobra.com) para sua obra e com o melhor custo benefício, tendo Controle de Custos Efetivos e Previstos, Lista de Materiais, Custo m2, Custos por Etapas, Guia de Orçamentos e muito mais. 

****************************************************************************


Hoje foi mais um dia corrido, nessa manhã de sábado saímos para fazer levantamento de preço da primeira lista de materiais solicitada pelo pedreiro. Passamos em 4 lojas, em duas delas explicamos o que queríamos e deixamos a lista para orçamento. Nas outras duas lojas aguardamos até que o vendedor fizesse o levantamento de preço. De posse dos quatro orçamentos, fomos almoçar e depois fomos para casa para analisar os valores.
...

Aproveitamos e passamos na empresa de laje para conhecer o produto que já estávamos negociando a alguns dias. A intenção era apenas comprar uma parte do material, porém, com a questão do aumento de preço do ferro, o vendedor disse que não poderia segurar o preço que nos fez. A melhor opção seria deixar todo o material pago e garantir o desconto. A entrega será feita conforme a solicitação do pedreiro. Foi o que fizemos então. Se foi a melhor decisão, ai já não sei, vamos ver lá na frente.


VER LISTA COMPLETA

Etapa Tipo Total % Quantidade Unitário
Fundação R$ 8.722,55 20,80% 693 R$ 1.304,45
Arame R$ 185,05 0,44% 35 R$ 10,48
Areia R$ 428,00 1,02% 2 R$ 428,00
Areião R$ 700,00 1,67% 3 R$ 700,00
Cimento R$ 1.627,00 3,88% 95 R$ 51,40
Desconto -R$ 15,00 -0,04% -1 R$ 15,00
Ferragem R$ 3.229,10 7,70% 389 R$ 50,65
Lage R$ 2.390,00 5,70% 130 R$ 40,00
Prego R$ 178,40 0,43% 40 R$ 8,92
Levantamento de Paredes e Lajes Retas R$ 11.731,80 27,98% 9208,8 R$ 3.078,35
Arame R$ 158,30 0,38% 30 R$ 15,83
Areia R$ 783,00 1,87% 4 R$ 783,00
Areião R$ 950,00 2,27% 4 R$ 950,00
Argamassa R$ 74,30 0,18% 7 R$ 21,25
Bianco R$ 127,70 0,30% 1 R$ 127,70
Cimento R$ 1.615,00 3,85% 95 R$ 85,00
Desconto -R$ 1,70 0,00% -1 R$ 1,70
Espaceador R$ 37,50 0,09% 250 R$ 0,45
Ferragem R$ 2.799,90 6,68% 203 R$ 91,30
Graute R$ 12,70 0,03% 1 R$ 12,70
Lage R$ 935,00 2,23% 55 R$ 17,00
Prego R$ 297,10 0,71% 58 R$ 20,78
Tijolos R$ 3.813,00 9,09% 8500,8 R$ 821,64
Tubo PVC R$ 130,00 0,31% 1 R$ 130,00
Laje Inclinada e Telhado R$ 11.008,24 26,26% 603 R$ 1.369,58
Arame R$ 78,05 0,19% 15 R$ 10,48
Areião R$ 720,00 1,72% 3 R$ 720,00
Cimento R$ 1.700,00 4,05% 100 R$ 85,00
Expansor R$ 27,81 0,07% 1 R$ 27,81
Ferragem R$ 4.683,68 11,17% 255 R$ 199,22
Impermeabilizante R$ 11,30 0,03% 1 R$ 11,30
Lage R$ 3.434,00 8,19% 196 R$ 37,00
Parafuso telheiro R$ 6,36 0,02% 12 R$ 0,53
Prego R$ 89,54 0,21% 17 R$ 20,74
Tabuas R$ 253,00 0,60% 2 R$ 253,00
Taxa R$ 4,50 0,01% 1 R$ 4,50
Reboco R$ 7.979,94 19,03% 463 R$ 3.320,20



A lista completa de materiais e serviços de nossa casa de 184m2 estão em:

 Ver versão atual em: planilhasdeobra.com

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Compra da Ferragem

Entramos na temporada das compras!!!

Hoje foi dada a largada.... fizemos nossa primeira compra. Para abrir essa fase, começamos logo por um dos produtos mais caros: o Ferro. Fizemos orçamentos com 05 empresas diferentes que forneciam o material desejado. Para negociação selecionamos as duas com melhor peço.

Desde o início das negociações até a hora da compra, presamos pelo melhor valor oferecido, uma vez que o produto era o mesmo. O que mais nos deixou "ansiosos e apreensivos", diga-se assim, foi o boato sobre o aumento do preço do aço que poderia acontecer a qualquer momento.... esse boato ainda corre solto em alguns lugares mais em outros ele já virou fato, e as empresas já aplicaram o aumento.

Para não restarem dúvidas em relação as quantidades a serem comprada, fizemos o levantamento do material a partir dos projetos e, mantivemos contato constante como o arquiteto e pedreiro. Sanada as dúvidas efetivamos a compra.

Sobre a quantidade, optamos nessa primeira compra por pegar um pouco abaixo do que será necessário para a obra toda. Se por acaso faltar ferro será mais fácil comprar o que faltou do que "entupir" com a diferença pois, se sobrar material as empresas não aceitam devolução.

A próxima compra considerável, que será a LAJE, está quase efetivada, já fizemos a negociação do valor, só precisamos ainda visitar a empresa para fecharmos negócio. (Essa empresa foi recomendação do pedreiro, pois segundo ele o produto é de excelente qualidade).

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mais Informações sobre CONSTRUCARD

Primeiro recomendo ver meus posts antigos, na seção Financiamento.

Para adquirir Construcard é necessário dar alguma garantia para CEF, por Ex. Fiador, Seguro de Vida, seguro prestamista, alienação de algum bem, como carro ou imóvel. (podem exigir mais que uma dessas coisas)

Segundo Janaína (etendente da CEF), tudo vai depender de seu relacionamento com a agência, vai depender também do seu gerente, de sua agência, (direção do vento, entre outros...) no entanto no meu caso não precisei de fiador, mas precisei fazer um seguro prestamista no valor de R$ 176,00 (pago a vista, somente uma parcela), mais um seguro de vida de R$ 20,00 mensais, alêm de ter transferido meu salário para Recebimento na CEF.

Segundo a Janaína, até R$ 30 mil, a CEF pode não requerer fiador, mas acima disso sería necessário.

Sua prestação deve ser no máximo 25% de seu salário Bruto (Salário comprovado, não adianta ter alguma renda extra e não ter comprovante oficial, que foi nosso caso),
ou seja, caso queira pegar 30 mil, seu salário bruto pessoal (não conta a soma dos salários da familia, vale somente uma pessoa) deve ser ao menos de R$ 3.350,00 por mês.
Isso contando que a dívida deverá ser pago no prazo máximo, que é 54 ou até 58 meses.

Funciona assim: o prazo máximo do contrato é 60 meses, se você usar 2 meses para gastar todo o dinheiro, terá 58 meses para pagar, se você gastar em 6 meses (prazo máximo para usar o dinheiro), terá 54 meses para pagar.

Durante os meses que estiver utilizando o dinheiro, pagará somente os juros das compras. Será cobrado 1 mês após a compra. Essa cobrança vai ocorrer em forma de débito na Conta Corrente que és obrigado a ter na CEF. (pode abrir na hora da assinatura do contrato, depende da agência, gerente, ventos, etc.)

Só poderá ser usado para pagar Materiais de Construção!

Até agora 100% das empresas no qual realizamos orçamento aceitam Construcard.
E todos as lojas nos informaram que no Construcard fazem o preço a vista, geralmente de 5% até 10% sobre o preço tabelado.

Juros cobrados: era de 1,57% por mês + TR, e segundo Janaína agora (a partir do dia 11/05/2010) está sendo cobrado 1,75% por mês (não sei se é verdade)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Financiamento CONSTRUCARD - Contrato assinado

Hoje fui até a CEF assinar o contrato do Construcard.  Juros de 1,57% ao mês + TR, tive que fazer um seguro de vida no valor de R$ 24,10 por mês e mais um seguro crédito no valor de R$ 176,00, pago a vista.
Em 3 dias o dinheiro estará disponível.

Contratos assinados a partir de amanhã (11/05/2010) os juros serão de 1,75% ao mês!

Solicitação Energia

Hoje fui à Celesc solicitar a ligação de energia, o padrão já está pronto. Peguei a senha 186 e para minha tristeza tinham 46 pessoas aguardando atendimento na minha frente. Demorou mais de 1h para eu ser atendida, mas depois que me chamaram foi bem rápido para encaminhar o pedido. Agora eles têm 6 dias úteis para vistoria e ligação.
Como ainda não temos como receber a fatura no local onde será construída a casa, é necessário, daqui a uns 15 dias, solicitar a alteração de endereço de recebimento.
Quando terminarmos de construir, teremos que solicitar a alteração de categoria, de Ligação Industrial para Residencial.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ligação de Energia

Hoje fomos até o terreno falar com o eletricista Jaime, indicado pelo pedreiro. Ele fará a instalação elétrica padrão para a ligação provisória de energia.
O Fernando veio com ele, aproveitamos para trocar mais umas ideias. Uma coisa que gostamos de saber é que o Jaime, além de fazer a instalação de elétrica básica, faz também a parte hidráulica. Não perdemos tempo e convidamos ele para uma conversa na nossa casa. Talvez possamos nos acertar no valor e quem sabe fechamos negócio.

Sobre a instalação elétrica, ele fará amanhã e já na sexta à tarde podemos entrar em contato com a Celesc solicitando vistoria, se for aprovado, no máximo em 6 dias úteis já teremos energia no terreno.

A princípio parece ser bom quando os profissionais se conhecem porque eles podem trabalhar em sincronia. É um ciclo virtuoso, o arquiteto indicou o pedreiro, que indicou o eletriciste, encanador... e assim vai...

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ligação de Água

Hoje fomos até à Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau) para solicitar a ligação de água no nosso terreno. Já de posse do Contrato de Adesão, fomos instruídos a fazer uma placa com o nome da empresa contratada e o nº do Lote do terreno.
Depois de feita a placa será necessário fixá-la no local desejado para a ligação. Pretendemos fazer isso amanhã mesmo para agilizar o processo.
Haa! depois de fixada a placa é necessário ligar para a empresa e solicitar a visita de vistoria, se for aprovado eles farão a ligação. O prazo é de 10 dias úteis.

Wait, wait, wait...

Minha gente amada... estou feliz que não me aguento... o projeto está em mãos e agora falta é tempo para dar conta de tudo. Mas já estamos nos organizando para poder postar os próximos passos...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mão de obra do pedreiro contratada

Finalmente batemos o martelo. Não foi leilão, não, é que a coisa é brava mesmo. Depois de muitos orçamentos acabamos por decidir previamente por um dos profissionais. Não tínhamos fechado nada ainda, estávamos acertando as coisas, mas no meio do caminho recebemos uma contra-proposta de um dos pedreiros orçados, o Fernando e diga-se de passagem a proposta ficou bem mais atraente que a anterior. Porém, antes de tomar qualquer decisão pedimos para ele nos mostrar um pouco de seu trabalho e ele nos apresentou uma casa que ele está construindo desde o início em um condomínio fechado. Pelo que deu para ver ele e sua equipe levam mesmo a sério o negócio.

Convencidos, não pelo cansaço, mais pelo valor e pelo trabalho dele, fechamos negócio. Agora é contar os dias para por a mão na massa, literalmente!