Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@planilhasdeobra.com

Pesquisar no blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Testando Porcelanato

Dia 21/04/2010 fomos a P. Casa e para a nossa alegria conseguimos com o vendedor uma amostra do porcelanato que gostaríamos de colocar na nossa casa.

Desde anteontem (24/04 sábado) iniciamos os testes. Para que pudéssemos obter um melhor resultado organizamos uma agenda de horários: 15 min, 2h, 12h, 24h e 2 dias. Os materiais testados foram: Azeite de Oliva, café preto, Coca-Cola, Marcador para CD/DVD, lápis, caneta esferográfica azul e com brilho, esmalte vermelho, tinta esmalte, suco de limão, pincel atómico (marcador para quadro branco) e vinho tinto. Mas antes de qualquer coisa fizemos a remoção da cera protetora que vem de fábrica.

Segundo o vendedor todo porcelanato pode manchar, mas garantiu que os que tem tratamento em "Super Gloss - Dupla canada" não mancham. Tanto que nos emprestou uma peça para testes, tão certo de sua palavra. Vamos tirar a prova agora.

Peça do porcelanato testado
Marca: Inter Design (importado) Tashibra
60 x 60 Super Gloss - Dupla Camada

Alguns materiais utilizados nos testes


Resultado final depois de 2 dias que os produtos permaneceram na peça
* Azeite de Oliva: não manchou;
* Café preto: não manchou, quanto mais o tempo passava, o café ai evaporando;
* Coca-Cola: não manchou;
* Vinho tinto: não manchou, como o café quanto mais o tempo passava ai evaporando;
* Lápis: removeu a camada de cera, mais nãi deixou manchas;
* Caneta esferográfica azul e com brilho: saiu tudo, não manchou;
* Esmalte vermelho: quando molhado saiu fácil com acetona. Depois de seco criou uma película e ficou facil de remover. Foi só esfregar com a unha que saiu tudo;
* Tinta esmalte: Mais difícil de limpar, usamos água raz quando umida e depois de seca, aconteceu o mesmo que o esmalte, criou uma película e ficou facil de remover. Esfregamos com a unha que saiu tudo;
* Suco de limão: não testamos em reação com o sol, mais na sombra, dentro de casa não manchou;
* Pincel atómico (marcador para quadro branco):Mais difícil de limpar, mas depois de boas esfregadas com esponja (parte amarela) e detergente neutro saiu tudo;
* Marcador para CD/DVD: Nos quatros primeiros tempos apesar de exigirem mais esforço na limpeza, saiu tudo, mas depois de 2 dias o resultado é o que apresentamos abaixo: manchas que a olho nu ficam visíveis. A tinta penetrou no porcelanato. A mancha na foto ficou pouco visível, mas está dentro do círculo verde.



24 comentários:

  1. Oi, é necessário antes do teste remover a cera que vem de fábrica. Essa cera é pra proteger o porcelanato DURANTE a obra. No fim da obra, o porcelanato tem que ser limpo com "limpador de porcelanatos" ou removedor da cera especial de porcelanato. Por isso, pra testar o porcelanato, o teste tem que ser feito após a remoção dessa cera na peça em teste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce leu a dica toda? Eles fizeram a remoção da cera protetora. Mais atenção antes de chamar atenção de alguém.

      Excluir
  2. Olá
    também estou iniciando a construçao de uma casa,
    vejo que a casa de vocês também fica em blumenau..
    Qual o Bairro?

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teste! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente que dedicacao!! E organizacao e metodo. Super legal esse teste - deveri ser publicado em revista. Parabens!!
    Beijos,
    Jane

    ResponderExcluir
  5. Que isso... obrigada! Estamos de certa forma tentando responder nossas perguntas e ao mesmo tempo disponibilizando para as pessoas que estejam interessadas. Desde quando começamos a ver sobre a contrução de nossa casa muitas dúvidas tivemos e temos mas como não respostas prontas e nem manual para isso, o jeito foi partir para a pesquisa. Já aprendemos muito até agora e estamos aprendendo a cada passo dado.

    ResponderExcluir
  6. Sônia como disseste em seu comentário sobre a remoção da cera protetora gostaria de dizer que foi a primeira coisa que fizemos antes de iniciar os testes. Usamos um material próprio para esse fim e depois fizemos os testes. Mas valeu por comentar, já que não tinhamos comentado sobre isso.

    ResponderExcluir
  7. Legal! Eu vou comprar o porcelanato testado. Agora, já me disseram que a diferença é com o tempo, que podem surgir lascas nas extremidades. Mas acredito que se for retificado e bem colocado não há esse problema. No meu caso vou colocar na sala social, que não terá "alto tráfego". Na parte de maior tráfego e "pés sujos" da rua vou colocar um porcelanato esmaltado rústico, que é mais resistente.

    ResponderExcluir
  8. Estou bem confusa... Que produto é esse que tem que usasr antes do teste? Será que na loja tem? No mercado há vários tipos de porcelanatos e diversos preços também. Litodos os tópicos da sua construção e gostei muito. Parabéns pelo capricho. Minha conclusão é, por favor veja se tem sentido: comprar porcelanato com super gloss pois o outro mancha. Um abraço. Viviane Berwig. RS

    ResponderExcluir
  9. olá , achei muito interessante essa materia de vcs sobre o porcelanato.
    estou querendo colocar na minha sala e cozinha , mas as pessoas dizem que vou me arrepender . gostaria de saber a opinião de vcs . e outra pergunta : gosto de lavar o piso jogando agua , será que penetra no porcelanato e mancha?
    obrigada desde já,

    ResponderExcluir
  10. OI. Eu comprei porcelanato super gloss para minha casa toda (um ano atrás) fiz testes tb assim como vcs. E realmente não manchou nada. Deixei o piso no sol. Acho que a única desvantagem deste piso é que ele é muito escorradio (um perigo)Mas andei pesquisando na internet e li que tem produtos antideslizantes e que não alteram o brilo do piso. Ainda não comprei. Alguém conhece, já usou epode me dizer se funciona e onde vende?

    ResponderExcluir
  11. Oi!!!
    Tenho medo de comprar o piso porcelanato pois tenho medo que manche.poderiam me informar algum produto caseiro?

    ResponderExcluir
  12. marcelo moura
    Ola amigos,
    pretendo começar a construir agora no FDA
    mas tb me preocupo muito com o acabamento.
    Fiz uma refeorme em um apto a 4 anos atráz e o piso optei por porcelanato da marca CEUSA
    mas agora estou penssando em usar garanito ao invéz de porcelanato pois percebi que por mis cuidado que tenhamos o porcelanato acaba arranhando
    o que vcs me dizem ????
    abçs.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Este seu post conseguiu eliminar o que sobro de dúvidas sobre o produto!!! OBRIGADAAA!!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas dicas e por divulgar o resultado do teste. Começo minha reforma amanhã, instalação de porcelanato super glossi na casa toda, e ler esse blog só me deixou mais tranquila. Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Olá, essa dúvida é que dói, nossa é muito difícil decidir né....
    gastar muito dinheiro e não ter o resultado esperado.

    ResponderExcluir
  16. muito boa a sua iniciativa em publicar sua experiência com o porcelanato, obrigado pelo carinho que vçs tiveram em divulgar sua experiência desde já agradeço, adorei suas dicas bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  17. desculpa esqueci de me identificar me chamo cristina rssssssss bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Poderia me passar o contato da pessoa que colocou o porcelanato no seu apto? Você gostou?

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo post e pelos testes, ficou bem esclarecedor!

    Ass: Camila Ribeito

    ResponderExcluir
  20. O problema do SuperGloss é que ele acaba sendo removido apos o uso diário, expremente fazer esses testes apos 6 meses de uso.. Praticamente todas as manchas ficam na peça.

    ResponderExcluir
  21. O problema do SuperGloss é que ele acaba sendo removido apos o uso diário, expremente fazer esses testes apos 6 meses de uso.. Praticamente todas as manchas ficam na peça.

    ResponderExcluir
  22. A água sanitária é o terror dos porcelanatos, pode ter o que for que a mesma queima e fica as marcas ! Aqui em casa depois da empregada deixar um rastro no piso, é proibido água sanitária na limpeza, somente quando precisa-se nas roupas e com cuidado pra não pingar, e se derramar alguma coisa é limpar de imediato com pano molhado ! Outra coisa, se derramar algum desses produtos no rejunte e não limpar logo vai manchar de baixo para cima no porcelanato. Na minha opinião este tipo de peso não é para todo mundo não, demanda certos cuidados.

    ResponderExcluir