Tudo sobre como construir uma casa, em tempo de execução. Encontras: Planilhas de custos e previsão de gastos, Etapas, Fotos, Dia a Dia da obra, Lista de materiais e serviços, Mão de Obra, Arquiteto, Dicas e muito mais sobre este desafio.

Nossa casa tem 184m2 com 3 níveis - contato@planilhasdeobra.com

Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de março de 2010

Sobre Porcelanato

Pelas pesquisas (tanto na Web, como nas lojas que vendem pisos) que realizamos nos últimos dias aprendemos algumas coisas sobre Porcelanato, são elas:
Dividido em 2 categorias:

  • Técnico: Feito inteiramente em massa Porcelâmica (considerado o melhor e mais caro), não tem esmalte, portanto não tem PEI, é feito apenas de massa e corantes, tem uma baixissima absorção de água de 0,01% ou menos, podem ser:
    • Natural: Também chamado de Não polido, como o próprio nome diz, não tem qualquer polimento, é fosco;
    • Polido: Sofre um processo industrial para deixar o produto brilhante, segundo que nos informaram este polimento perde um pouco da proteção natural do produto;
  • Rústico ou Esmaltado: Recebe uma camada de Esmalte sobre a massa porcelâmica portanto tem PEI, com absorção de água menor ou igual 0,5%.

Pelo que vimos os Técnicos são bem caros (quase sempre são Retificados), geralmente passando de R$ 65,00/m2, já os esmaltados podem ser encontrados a partir de R$ 27,00/m2, sendo que os retificados são mais caros.

Retificado: Que passam por um processo industrial de ajuste das extremidades, deixando-os bem retos, ou seja, as peças podem ser assentadas mais juntas umas das outras (em geral 2mm), sem aquela fuga "gigante" como ocorre com as cerâmicas mais baratas.

3 comentários:

  1. Também dei uma pesquisada nisso antes de comprar! Ajuda muito! O escolhido lá pro apê foi o retificado e polido! Achei lindo! É só passar um paninho que já está brilhando!!!
    Beijos!
    Paulinha
    Reformando Nosso Apê

    ResponderExcluir
  2. Pesquisamos muito antes de nos decidirmos pelo porcelanato polido. Aproveitamos a semana de construção da Leroy e compramos com um preço ótimo. Acho que fizemos uma boa escolha, pois além de bonito o piso é fácil de cuidar.
    Boa sorte na obra! Abraços, Sandra.

    ResponderExcluir
  3. Veja o teste do porcelanato de minha sala aqui http://antonioesonia.wordpress.com/tag/porcelanato/

    ResponderExcluir